STF amplia direitos e estende Lei Maria da Penha a casais homoafetivos

André DascaJustiça1 year ago64 Views

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 3, que a Lei Maria da Penha pode ser aplicada a casais homoafetivos. A medida também se estende a mulheres travestis e transexuais em casos de violência doméstica e intrafamiliar.

A decisão foi tomada no plenário virtual da Corte, onde os ministros apresentam seus votos eletronicamente. O julgamento começou em 14 de fevereiro e foi concluído na sexta-feira (21). O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, defendeu a ampliação da proteção para evitar lacunas na punição da violência doméstica. Ele argumentou que a identidade de gênero faz parte da personalidade do indivíduo e deve ser protegida pela dignidade humana.

De acordo com um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), travestis e gays são mais vítimas de homicídio (80% e 42,5%, respectivamente), enquanto lésbicas sofrem mais com lesão corporal (36%) e injúria (32%). Mulheres trans são as principais vítimas de ameaça (42,9%).

Moraes foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Nunes Marques e Luís Roberto Barroso. Cristiano Zanin, André Mendonça e Edson Fachin divergiram parcialmente, defendendo restrição da aplicação de sanções penais a casos em que a lei exige que a vítima seja mulher, mas foram vencidos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Siga-nos
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Advertisement

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

[mc4wp_form id=314]

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sign In/Sign Up Sidebar Search Trending
Popular Now
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...