BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px

Temporais deixam moradores ilhados e alagam ruas de cidades em diferentes regiões da Bahia

ce06fd_e15f4678022c4b4c8e05520b713f0f2dmv2

As chuvas que caem na Bahia desde o fim de semana voltaram a causar transtornos no interior do estado, nesta quarta-feira (15). Além de enfrentar ruas alagadas, moradores ficaram desalojados e até ilhados em algumas localidades. Ao menos 69 municípios foram afetados pelo temporal, conforme dados atualizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil Estadual (Sudec).

Em Bom Jesus da Lapa, na região oeste, algumas ruas estão alagadas após temporais que começaram há uma semana. A Marinha precisou usar dois barcos para resgatar pessoas que estavam ilhadas, entre elas um bebê com apenas 15 dias de vida.

Em alguns pontos, a água chegou a um metro e meio de altura nas paredes dos imóveis. Os locais mais prejudicados são os que ficam próximos ao rio São Francisco.

Alguns moradores precisaram atravessar a inundação a pé para conseguir entrar em suas casas. Outros retiraram dos imóveis o que conseguiram salvar e foram para abrigos. O número de afetados não foi detalhado pela prefeitura.

Segundo informações da assistência social local, a população foi alertada sobre os perigos de alagamentos e a necessidade de sair das áreas de risco. A gestão municipal informou que está prestando apoio emergencial às famílias atingidas com alimentos, itens de higiene, roupas e calçados.

Em Curaçá, no norte da Bahia, moradores também ficaram ilhados, sem conseguir sair de casa, devido ao grande volume de água nas ruas. O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 75 milímetros.

A comunidade mais afetada foi o distrito de Poço de Fora, na zona rural, onde um açude transbordou, impedindo que a localidade fosse acessada, mesmo de carro.

Ainda no norte baiano, um trecho da BA-210, entre Juazeiro e Sobradinho, ficou alagado, dificultando a passagem de motoristas. Com a redução do nível de água, a empresa responsável pela manutenção da rodovia realizou uma inspeção e verificou que não houve danos ao pavimento.

Em Itambé, no sudoeste do estado, 117 famílias estão desalojadas e 27 desabrigadas após fortes chuvas atingirem a cidade. Uma parte dos moradores está em casas de familiares e outras, em uma escola da cidade.

Na terça-feira (14), choveu 70 mm em 30 minutos. Itambé é uma das 12 cidades baianas que decretaram situação de emergência por causa dos temporais. [Veja lista abaixo]

No sudoeste, ao menos três estradas sofreram danos devido às fortes chuvas que atingem a região. Um deslizamento de terra causou a interdição da BA-262, entre Brumado e Aracatu, nesta quarta. Não há prazo para a liberação do trecho.

Em Vitória da Conquista, na mesma região, o acumulado de chuvas ultrapassa os 180 mm, entre sexta-feira (10) e esta quarta-feira. A localidade mais mais atingida é o distrito de José Gonçalves, onde carros atolaram e vias ficaram intransitáveis. Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) vistoriaram áreas de riscos ao longo do dia.

O temporal também afetou a cidade de Itapebi, no extremo do sul baiano. Ao longo desta quarta-feira, a chuva provocou a queda de uma árvore e deixou várias ruas alagadas. A prefeitura já havia decretado estado de calamidade pública devido aos estragos.

Em Ubatã, no sul do estado, a prefeitura também publicou decreto de situação de emergência, que já foi reconhecido pela Sudec. Mais de 250 pessoas foram afetadas de alguma forma pelos temporais. De acordo com a gestão, equipes estão nas ruas para tentar dar assistência a todos os afetados, além de limpar bueiros, retirando entulhos nas áreas com risco de alagamentos.

Estragos também foram registrados em Dário Meira, onde, segundo a prefeitura, o nível do Riacho do Meio subiu novamente, porque recebeu um grande volume de água do rio Gongogi, deixando várias ruas alagadas.

Conforme o poder público, 25 pessoas que precisaram deixar as casas onde moram e foram acolhidas em duas escolas disponibilizadas como pontos de abrigo. Do início do mês até esta quarta, já choveu 315 milímetros no município.

A previsão é de que os temporais que atingem o estado desde o fim de semana cheguem ao fim nesta quarta-feira (15). Apesar disso, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) alerta para estragos que ainda podem acontecer ao longo do dia, devido ao acumulado de chuvas.

Conforme o órgão, há possibilidade de ocorrências em cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, Santo Antônio de Jesus, no recôncavo. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de barreiras, inundações de córregos urbanos e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

Confira as cidades já afetadas pelas chuvas no estado, conforme Sudec 

Campo Formoso
Luis Eduardo Magalhães
Macururé
Catu (Alagamento)
Inhambupe (Alagamento)
Ruy Barbosa (Alagamento)
Barreiras
Alagoinhas
Boa Vista do Tupim
Valença
Jaguarari (Alagamento)
Itaquara (queda de muro de escola)
Jiquiriçá (Alagamento)
Pojuca (Alagamento)
Jaguaquara (pessoas desalojadas, desabrigadas e 01 ferido)
Rio Real (vendaval arranca telhado de marcado)
Salvador
Castro Alves (Alagamento)
Santo Amaro (Alagamento)
Camaçari (Alagamento)
Ubatã (Alagamento)
Itajuipe (Alagamento)
Conde (Pontes e vias de acesso cedendo)
Maragogipe
Itabuna
Ipiaú
Maiquinique (Alagamento, pessoas desabrigadas a confirmar)
Teixeira de Freitas
Itatim
Guaratinga
Pindobaçu
Morro do Chapéu
Jacobina
Cansanção
Caém
Andorinha (transbordamento no leito do Rio)
Itiúba
Paulo Afonso
Santa Inês
Itapebi (Alagamento, pessoas desabrigadas a confirmar)
Jucuruçu
Ibicuí
Madre de Deus
Itororó
⁠Itajú do Colônia
Coaraci (Alagamento no Hospital Municipal)
Quijingue
Euclides da Cunha
Poções (Alagamento)
⁠Amargosa
Dias D’Ávila (Alagamento, pessoas desalojadas)
Santa Cruz Cabrália
Itapetinga (Alagamento)
Rafael Jambeiro
Santo Antônio de Jesus
Jequié (Alagamento)
Aurelino Leal
Adustina (Alagamento)
Cipó (Alagamento)
Tucano (Alagamento)
Floresta Azul (Alagamento)
Ibicaraí
Uruçuca
Firmino Alves
Iguaí
Santa Maria da Vitória
Ipirá
Itambé
Baixa Grande

Confira as cidades com decreto de situação de emergência por causa das chuvas 

Jaguaquara, Decreto Nº 152, 11/01
Maiquinique, Decreto Nº 28, 12/01
Itajuípe, Decreto Nº 148, 13/01
Floresta Azul, Decreto Nº 39, 13/01
Coaraci, Decreto Nº 8090, 13/01
Aurelino Leal, Decreto Nº 77, 13/01
Firmino Alves, Decreto Nº 76, 13/01
Rio Real, Decreto Nº 184, 14/01
Itororó, Decreto Nº 31, 14/01
Itambé, Decreto Nº 50, 14/01
Itapebi, Decreto Nº 24, 13/01
Ubatã, Decreto Nº 859, 15/01

Informações G1

Bárbara Barreto
BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px