REDE-BANNERS728x90-1
PMFS-728x90-25.04
REDE-BANNERS728x90-1-2
PMFS-728x90-25.04-1

Secretário de Cultura defende força-tarefa nacional para salvar patrimônios históricos em entrevista ao Bom Dia Feira

IMG_20250425_200523

Na manhã desta sexta-feira (25), durante entrevista ao programa Bom Dia Feira, o secretário de Cultura destacou a grave situação dos patrimônios históricos na Bahia e em outras regiões do Brasil, e reforçou a necessidade de uma mobilização urgente entre diferentes setores da sociedade para evitar o colapso dessas estruturas.

Segundo o secretário, há anos os patrimônios vêm sofrendo com o abandono e a falta de políticas efetivas de preservação. “São muitas edificações em situação muito delicada, e ninguém sozinho vai conseguir dar conta disso. É preciso que cada um assuma a sua responsabilidade”, afirmou.

Durante a entrevista, ele revelou que já vem tratando do tema com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parlamentares e representantes do setor empresarial, buscando apoio para a criação de uma força-tarefa nacional que coordene os esforços de preservação.

Uma das propostas apresentadas é a criação de um fundo nacional com recursos públicos e privados, que permita intervenções emergenciais nos patrimônios mais ameaçados. “Não adianta a gente ficar apenas fazendo editais. O que precisa, de fato, é identificar o que está em piores condições e agir com urgência”, defendeu o secretário.

Ele também criticou a falta de prioridade nas ações atuais e chamou atenção para a importância de se pensar uma nova política de preservação, mais estruturada e comprometida com o resgate da memória histórica do país. “Estamos buscando esse esforço para que a Bahia e o Brasil tenham mais responsabilidade e mais cuidado com a preservação dessas edificações que guardam parte importante da nossa história”, concluiu.

A fala do secretário repercutiu positivamente entre ouvintes do programa e reforça o debate sobre a necessidade de ações mais efetivas e coordenadas para garantir a conservação do patrimônio histórico nacional.

Foto: Reprodução/YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDE-BANNERS728x90-1
PMFS-728x90-25.04
REDE-BANNERS728x90-1-2
PMFS-728x90-25.04-1