Em 2023, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei 14.560, que institui o Setembro Verde. E neste sábado, 21 de setembro, é data alusiva ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
Ao Bom Dia Feira, o assessor técnico da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Matheus Martins, falou sobre as ações para o público.
‘É uma proposta para levar uma série de serviços para o cidadão, para as pessoas com deficiência, onde a gente consegue, através dessa junção da Caravana de Direitos Humanos, propiciar esse serviço de proximidade ao cidadão. As atividades continuam durante o período, o mês alusivo a deficiência. Houve todo o trabalho de capacitação, de conscientização junto a esse serviço para melhor atender a especificidade da deficiência, muitas vezes com o intérprete de Libras, muitas vezes com a metodologia específica para uma criança com espectro autista. Então, a gente tem propiciado uma série de elementos para que a pessoa seja melhor atendida dentro da sua especificidade’, explica.
A Bahia contempla, de acordo com o profissional, 10,4% de pessoas com deficiência a partir de dados do IBGE de 2022.
‘A gente consegue estabelecer políticas públicas nos interiores, nos municípios menores. Então, nós temos, a partir da Secretaria de Educação, o atendimento educacional especializado. Nós temos também, através da Secretaria de Saúde, dentro da Diretoria de Política de Cuidados e Atenção à Pessoa com Deficiência, o termo de operação, uma proposta do governo federal, conjuntamente com o Plano Viver sem Limites. A partir desses elementos, a gente tem tentado possuir políticas públicas que possam melhor atender’, destaca Matheus.
Com informações do repórter Joaquim Neto