BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px

Quente e chuvoso: veja as tendências para o verão que começa neste sábado

8de77b39015c03fa276e39424b7c2fe9

O verão começa oficialmente hoje, às 6h20, e irá durar até 20 de março trazendo não só temperaturas elevadas, mas uma energia única que transforma a Bahia em um destino obrigatório. Conhecida pela hospitalidade calorosa e diversidade cultural, a capital baiana inicia a estação mais esperada do ano, com praias lotadas e eventos preparativos para o Carnaval.

A meteorologista Cláudia Valéria destaca que o verão na Bahia é marcado por dias ensolarados e temperaturas altas, podendo chegar a 35°C ou mais em Salvador e até 40°C no interior, como no Vale do São Francisco. Porém, as famosas pancadas de chuva de verão também devem ocorrer, acompanhadas de ventos e descargas elétricas. “Apesar do calor ser a marca principal, as chuvas rápidas e intensas são típicas, especialmente no litoral”, explica Cláudia.

No geral, a nova estação não deve ser marcada por grandes ondas de calor. Fábio Luengo comenta que a previsão é de um verão bem diferente dos últimos verões. Isso porque não vai haver influência do El Niño e o La Niña, se realmente se configurar, pode ser bem fraco, o que aproximaria o tempo de uma condição de neutralidade.

“Vai ser um verão um pouco mais normal, quente e chuvoso em praticamente todo o Brasil”, analisa.

De maneira geral, a Climatempo destaca que as principais tendências para a estação neste ano são:

– Formação frequente de corredores de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, contribuindo para a instabilidade no clima — há possibilidade da formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do verão.
– Chuvas volumosas, que podem ficar acima da média, em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.
– Temperaturas acima da média no Sul e em parte da região Norte, com alguns dias com calor acima do normal.
– Alta nebulosidade e chuva frequente, o que deve impedir a formação de ondas de calor de grande abrangência sobre o país.

Veja como fica a previsão no Nordeste: 

– Irregularidade de chuvas no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia na primeira quinzena de janeiro, o que deve fazer a temperatura subir bastante.
– Corredores de umidade devem favorecer a ocorrência de chuvas acima da média em boa parte da região.
– Calor deve ser intenso no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Informações G1 e Portal A Tarde

 

BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px