Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais disponível na palma da mão

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Servidores inativos do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) podem realizar a Prova de Vida de forma digital até o dia 27 de dezembro. Ao todo, 3 mil aposentados e cerca de 500 pensionistas devem realizar o procedimento que garante a continuidade do pagamento do benefício – apenas 2% já fizeram. 

Importante destacar que após o prazo, caso o beneficiário não tenha realizado a prova de vida dentro do tempo hábil, o pagamento será automaticamente suspenso em janeiro de 2025 até que que a situação seja regularizada.

Para realizar o procedimento, o beneficiário deve acessar o aplicativo “MEU RPPS”, anexar um documento de identificação com foto, em perfeito estado de conservação, de forma a possibilitar a validação da foto capturada.

Serão aceitos como documento de identificação: Carteira de Identidade (Registro Geral de Identidade Civil – RG); Carteira de Identidade Militar; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Entidade de Classe (OAB, CRM, CRP, CRC, entre outras), dentro da validade, em perfeito estado de conservação. Considera-se como prazo de validade documentos de identificação com até 10 anos de expedição pelo órgão responsável.

As informações e documentos exigidos serão enviados para o sistema que fará o reconhecimento facial do aposentado ou pensionista e processará a solicitação de Prova de Vida. Desta forma, o procedimento depende de validação e não é considerado válido automaticamente. O beneficiário deverá acessar o aplicativo periodicamente para acompanhamento do status da solicitação.

O aposentado ou pensionista que não tiver a prova de vida validada ou não dispor de meios para a sua realização através do aplicativo, deverá se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, durante o período informado, para realização de forma presencial, sem prejuízo de ter o seu benefício suspenso.

Na hipótese de impossibilidade técnica de realização da Prova de Vida através do aplicativo “MEU RPPS” e na Caixa Econômica Federal, o IPFS divulgará as providências a serem adotadas. 

Em caso de dúvidas, os beneficiários deverão entrar em contato com o Instituto de Previdência de Feira de Santana por meio do número (75) 3602-8680 ou pelo e-mail: cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.

Servidores inativos do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) podem realizar a Prova de Vida de forma digital até o dia 27 de dezembro. Ao todo, 3 mil aposentados e cerca de 500 pensionistas devem realizar o procedimento que garante a continuidade do pagamento do benefício – apenas 2% já fizeram. Importante destacar que após o prazo, caso o beneficiário não tenha realizado a prova de vida dentro do tempo hábil, o pagamento será automaticamente suspenso em janeiro de 2025 até que que a situação seja regularizada. Para realizar o procedimento, o beneficiário deve acessar o aplicativo “MEU RPPS”, anexar um documento de identificação com foto, em perfeito estado de conservação, de forma a possibilitar a validação da foto capturada. Serão aceitos como documento de identificação: Carteira de Identidade (Registro Geral de Identidade Civil – RG); Carteira de Identidade Militar; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Entidade de Classe (OAB, CRM, CRP, CRC, entre outras), dentro da validade, em perfeito estado de conservação. Considera-se como prazo de validade documentos de identificação com até 10 anos de expedição pelo órgão responsável. As informações e documentos exigidos serão enviados para o sistema que fará o reconhecimento facial do aposentado ou pensionista e processará a solicitação de Prova de Vida. Desta forma, o procedimento depende de validação e não é considerado válido automaticamente. O beneficiário deverá acessar o aplicativo periodicamente para acompanhamento do status da solicitação. O aposentado ou pensionista que não tiver a prova de vida validada ou não dispor de meios para a sua realização através do aplicativo, deverá se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, durante o período informado, para realização de forma presencial, sem prejuízo de ter o seu benefício suspenso. Na hipótese de impossibilidade técnica de realização da Prova de Vida através do aplicativo “MEU RPPS” e na Caixa Econômica Federal, o IPFS divulgará as providências a serem adotadas. Em caso de dúvidas, os beneficiários deverão entrar em contato com o Instituto de Previdência de Feira de Santana por meio do número (75) 3602-8680 ou pelo e-mail: cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.
Amaury Junior