Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo

País completou dois anos sem transmissões da doença

Foto: Divulgação

O Brasil poderá retomar a certificação de “livre de sarampo”. O país completo ,nesta quarta-feira (5), dois anos sem casos autóctones, ou seja, com transmissão em território nacional, do sarampo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. 

A certificação de país livre do sarampo foi conquistada pelo Brasil em 2016, mas devido ao intenso fluxo migratório de países vizinhos, a partir de 2018, especialmente da Venezuela, associado às baixas coberturas vacinais, reintroduziu o vírus em território nacional.

Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, desde 2019, os casos estão decaindo  no território nacional. Caiu de 20.901 registros, naquele ano, para 41 casos, em 2022. O último caso foi confirmado em 5 junho de 2022, no Amapá.

No início de maio, o país recebeu a visita da Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita na Região das Américas e do Secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de dar continuidade ao processo de recertificação do Brasil como livre da circulação de sarampo e com sustentabilidade da eliminação da rubéola e da síndrome da rubéola congênita (SRC).

Informações Metro1

SUFOTUR - SÃO JOÃO 2024

Compartilhe

Deixe seu comentário