Morre o ator James Earl Jones, icônica voz de Darth Vader e Mufasa

james-earl-jones

O ator americano James Earl Jones morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). Conhecido pelas vozes de Darth Vader, em Star Wars, e Mufasa, de O Rei Leão, também se destacou em grandes papéis no cinema e no teatro ao longo de 71 anos de carreira. De acordo com o site Deadline, ele estava em sua casa em Nova York, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seus representantes.

Desde sua estreia na Broadway em 1957, ele participou de diversas peças de Shakespeare, como Otelo, Hamlet, Coriolano e Rei Lear. No cinema, além dos papéis marcantes na dublagem, o ator estreou nas telonas em 1964, ao participar de Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick.

Em 1977, ele participou de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (na época ainda Guerra nas Estrelas, no Brasil) como a voz profunda do vilão sombrio Darth Vader, um papel recorrente ao longo dos filmes subsequentes. Também marcou gerações ao assumir a voz do pai de Simba, Mufasa, na animação da Disney O Rei Leão, em 1994.

Foto: Reprodução/ redes sociais
 

Além disso, interpretou o pai de Eddie Murphy, o Rei Jaffe Joffer, em O Príncipe de Nova York (1988); o vilão Thulsa Doom, contraparte de Arnold Schwarzenegger, em Conan, o Bárbaro (1982); e Terence Mann, ao lado de Kevin Costner, em O Campo dos Sonhos (1989).

Amado e respeitado por diferentes gerações de colegas e fãs, o americano é um dos poucos atores a ganhar os maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.

Foto: Reprodução/ redes sociais
Andre Dasca