Apenas 28% do público da faixa etária de 11 a 14 anos recebeu a segunda dose da vacina contra a dengue na Bahia, segundo o Ministério da Saúde. A vacinação foi iniciada em fevereiro, logo após o Carnaval.
O imunizante está disponível gratuitamente no SUS e depende de um esquema vacinal com duas doses, com intervalo de três meses entre elas, para completar a proteção.
Das mais de 157 mil primeiras doses aplicadas nesse público no estado, só 43,9 mil jovens retornaram aos postos para tomar a dose de reforço.
O que diz a Sesab?
Dos 417 municípios da Bahia, 125 foram contemplados com doses, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Inicialmente, 115 cidades receberam e, depois, mais dez tiveram acesso à doses de remanejamento de um lote próximo do vencimento.
Ainda segundo o órgão estadual, cada um destes dez últimos municípios recebeu uma remessa de doses inferior a 30% da população elegível de 11 a 14 anos. A Sesab disse, também, que o ministério ainda não anunciou a ampliação do número de municípios contemplados e nem enviou novas remessas de doses.
O Ministério da Saúde, por sua vez, disse que adquiriu “todo o estoque de vacina contra a dengue disponível no mundo”. O órgão afirma que devido à capacidade de produção do laboratório, as doses são entregues em lotes mensais. Para a Bahia, foram distribuídas 407.683 doses e 198.275 foram aplicadas.
Casos no estado
A Bahia registra 143 mortes confirmadas por dengue, segundo o painel ‘Bahia contra a Dengue’. Mais de 231 mil casos prováveis foram computados e outros 6.079 casos graves foram registrados. A maioria das vítimas acometidas pela doença são mulheres (56,2%) e pessoas pardas (58%). Até segunda-feira (23), eram 17 cidades em epidemia de dengue no estado.
Informações G1