Marivaldo dos Santos promove Festival Quabales da Primavera e celebra a arte; confira

Baile-Favelle-foto-por-Amanda-Tropicana

Música, arte, cultura e gastronomia se encontram na primeira edição do Festival Quabales da Primavera, sábado (07), no Nordeste de Amaralina. O evento gratuito tem direção do multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e da produtora Fernanda Mello, idealizadores do projeto social Quabales, da Quabales Banda e do Selo Favellê, levando shows, artesanato, stand-up comedy e espaço Kids para a Rua Aurelino Silva, 385, entre 15h e 22h. A festa integra a programação do Festival da Primavera. O projeto é uma realização do Favellê Produções e do Quabales.

Capitaneando o festival, a Quabales Banda, que já subiu em palcos de festivais como Rock in Rio, Festival de Verão de Salvador e AFROPUNK, se apresenta no local, com canções como “Sensação de Perigo” e “Balacobaco Up and down” – essa gravada em parceria com Preta Gil e Daniela Mercury. O Baile Favellê também é atração no dia. Trata-se de um encontro dos artistas que fazem parte do selo Favellê, projeto de Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello com foco no lançamento de cantores das periferias de Salvador, e que retoma a temporada de lançamentos a partir do dia 13 de setembro. Diversas participações especiais também fazem parte da programação, com artistas como Makonnen Tafari, Raça Pura – Denny Palma & Pinho Palma, Sagatemici, Mr. Armeng, Samba Fervura, Samba Prime. Outros nomes também farão participações.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Além da mistura de gêneros como samba, pagode e partido alto, hip hop, trap e pagotrap, outras atrações integram o festival, que tem como objetivo central movimentar a economia circular no Nordeste de Amaralina, apostando em artistas das periferias e nos empreendedores do bairro. Apresentação de stand-up comedy e uma feira com opções de gastronomia e artesanato regional também estarão no local, além de um espaço Kids para as crianças. O festival terá também uma projeção fotográfica contando a história da rua que sediará o evento (Aurelino Silva, nome em homenagem ao avô de um dos integrantes do Quabales, que dirigia um trator e foi um dos responsáveis por abrir a rua que hoje leva seu nome).

“É um festival múltiplo. Agregamos vários artistas, principalmente das comunidades, e juntamos várias vertentes musicais. O artesanato e artes plásticas dos artistas do bairro, bem como a gastronomia local, também estarão presentes, fortalecendo a economia local dos produtores da própria comunidade. A grande ideia é potencializar a cultura e a economia do Nordeste de Amaralina”, explica Marivaldo, que afirma ainda que esta é a primeira de muitas edições do projeto. “O objetivo é fomentar a arte e a cultura no bairro, assim como os empreendedores locais, ampliando as oportunidades para os pequenos negócios da economia circular e o turismo local, garantindo acesso e inclusão cultural, integração de comunidades e valorização de talentos locais e acesso à atividades culturais de qualidade. A ideia que esse festival propõe é agregar todas essas vertentes. A gente tem no Nordeste de Amaralina e nas periferias uma riqueza de talentos e ideias e empreendedores muito forte. A questão é cada um ter acesso à oportunidade de mostrar seu trabalho e o que de melhor sabe fazer”, completa Fernanda Mello.

Foto: Rafael Paixão