
A demanda por energia elétrica nas regiões litorâneas da Bahia apresentou um crescimento expressivo durante as festividades de Réveillon, chegando a picos de 30% acima da média em algumas localidades. Segundo levantamento divulgado pela Neoenergia Coelba neste sábado (3), o incremento total no estado foi de 700 megawatts, volume equivalente a todo o consumo simultâneo da cidade de Feira de Santana, a segunda maior da Bahia.
O estudo comparou o período festivo com uma semana convencional de consumo e apontou que o aumento foi impulsionado pela realização de eventos de grande porte, além da alta ocupação em hotéis, pousadas e no comércio. O vilarejo de Caraíva, no Extremo Sul, liderou o ranking de crescimento com uma alta de 31%. Na sequência, aparecem Mucuri (24%), Itamaraju (23%), Praia do Forte (23%), Trancoso (21%) e a Ilha de Boipeba (21%).
Para suportar a sobrecarga típica da alta temporada e as altas temperaturas do verão, a concessionária investiu R$ 294 milhões em infraestrutura nas zonas turísticas, incluindo o litoral e a Chapada Diamantina. Entre as obras de destaque estão a entrega de uma nova linha de alta tensão no Litoral Norte, que triplicou a capacidade de atendimento da região, e a ampliação de quatro subestações no sul do estado.





