Feira de Santana ganha polo descentralizado da universidade do Tribunal de Justiça da Bahia

SECOM-Congresso-TJBAHIA-MAIS-PERTO-Foto-Valto-Novaes-111

Feira de Santana ganha polo regional da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Unicorp-TJBA). A implantação busca aprimorar a capacitação contínua dos servidores e magistrados da corte, descentralizando as atividades, até então concentradas na capital do estado. O prefeito Colbert Martins Filho participou nesta sexta-feira (18) do ato de inauguração do polo descentralizado do Centro-Norte e da abertura do projeto TJBA Mais Perto.

Além de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são os outros polos regionais. A criação das unidades, de iniciativa do diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, desembargador Jatahy Júnior, alcança mais de 8 mil servidores e 700 magistrados.

“Feira de Santana é a segunda maior comarca do estado da Bahia e a mais importante do interior do estado. Precisamos facilitar o acesso do cidadão e dos servidores. Estamos na era digital e precisamos nos adaptar. Vamos ter uma mudança muito grande e o órgão é o responsável por preparar os servidores para obter todas as condições técnicas para a prestação judicional”, explica o desembargador Jatahy Júnior.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância desta implantação. “É um grande passo de crescimento e desenvolvimento, um importante projeto de treinamento e formação do pessoal dos fóruns e que será ampliado para os estudantes de Direito. Os servidores estão sendo qualificados e nós que precisamos do serviço da Justiça teremos uma prestação cada vez melhor. Essa universidade de formação é muito importante, pois antes era preciso ir a Salvador para ter as aulas presencialmente e agora chega ao interior”, afirma.

Durante o evento, foi assinado o termo para expansão do projeto Conecta Justiça rumo a inclusão digital em parceria com a Faculdade Anhanguera e grupo Meddi. Além da implantação do polo descentralizado, o momento foi de abertura do projeto TJBA Mais Perto, instituído para aproximar a gestão dos magistrados e dos servidores.

“O projeto foi idealizado para que os juízes, os servidores e a população do interior do estado tenha mais acesso aos serviços. Montamos estandes para tirar dúvidas e resolver problemas sem precisar ir a Salvador, aproximar a administração do Tribunal, aos fóruns e prestar um serviço cada vez melhor”, pontuou Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia.

Foto: Valto Novaes
Bárbara Barreto