
O candidato a deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) mudou a sua autodeclararão racial nas últimas três eleições, de acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato já se autodeclarou branco, pardo e preto.
Para o pleito de 2026, o candidato se autodeclarou preto. Em 2022, ele se identificava como pardo e, em 2018, como branco.
O g1 entrou em contato com Elmar Nascimento e o candidato informou que a autodeclaração como preto foi um erro de digitação do partido e que a mudança já foi solicitada. O União Brasil confirmou que a solicitação da mudança já foi feita.
Elmar Nascimento tem 56 anos e nasceu na cidade de Campo Formoso, no interior da Bahia. Ele foi eleito como deputado federal em 2014, 2018 e 2022, e atualmente concorre ao quarto mandato.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe informa que, na manhã desta quinta-feira (6), ocorreu um desentendimento pontual entre dois vereadores nas dependências da Casa Legislativa.
A Presidência lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com o respeito, o diálogo e a convivência democrática, valores que devem nortear a atuação de todos os parlamentares.
As medidas cabíveis serão adotadas, na forma do Regimento Interno, com o objetivo de preservar o decoro parlamentar, a harmonia institucional e o regular funcionamento dos trabalhos legislativos.
A Câmara Municipal permanece firme em seu compromisso de atuar com responsabilidade, serenidade e respeito à população de Riachão do Jacuípe, assegurando que os trabalhos legislativos continuem sendo conduzidos em benefício do interesse público.
Presidência da Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe
Com informações do G1






