Conheça Antônio Moreira Santos, autor do hino do Fluminense de Feira

WhatsApp-Image-2024-09-09-at-11.43.19

O Fluminense de Feira foi fundado no dia 1º de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses, que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro. A paixão era tanta que as cores eram similares as do homônimo carioca. O hino do clube é uma celebração da história e das conquistas do clube, exaltando o orgulho e a paixão de sua torcida. A letra começa destacando o Fluminense como um ‘bravo touro pioneiro’, uma metáfora que simboliza a força e a coragem do time.

Esta poderosa expressão de identidade e orgulho, celebrando a história, as conquistas e a paixão que unem o clube e sua torcida foi escrita por Antônio Moreira Santos, autor de grandes sambas, incluindo o hino do Fluminense de Feira de Santana.

Ao Bom Dia Feira, Antônio falou sobre a criação do hino, em 1969, quando o clube feirense foi campeão baiano e não tinha um hino.

‘Tinha um concurso aí para a escolha do hino. Eu, nessa época, cantava no clube de campo Cajueiro e o doutor Monteiro me perguntou se eu não queria participar, eu já amava o fluminense e claro que fiz, e a partir daí foi que surgiu essa coisa. E você acredita que do cajueiro até em casa, ali no meio do caminho eu já estava escrevendo. O legal disso é que a gente fazia isso tudo ali na rádio sociedade, eu gravei e você (Dilson) me sugeriu botar ‘entre os clubes da Bahia és o primeiro’, eu devo muito a Feira de Santana, você não imagina a gratidão que eu tenho porque eu comecei aí e vocês, das emissoras de rádio, dos clubes de Feira de Santana, Cajueiro, Clube dos Comerciários, me ajudaram’, afirma Moreira.

Confira a entrevista na íntegra:

Bárbara Barreto