A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (12), renegociações das concessões rodoviárias. O governo federal iniciou o processo de revisão para resolver problemas em concessões antigas este ano, abrangendo 7.500 quilômetros em diversos estados.
O debate atende o pedido do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), que destaca que o objetivo é “prorrogar os contratos por até 15 anos, mediante a conclusão de obras inacabadas e investimento em novas tecnologias”.
Segundo Abramo, a audiência visa obter informações dos órgãos responsáveis e discutir os impactos econômicos e de desenvolvimento da renegociação.
“Serão debatidos os critérios utilizados para a renovação das concessões, incluindo requisitos técnicos, econômicos e operacionais”, detalha o deputado, ressaltando que alguns leilões passados frustraram os usuários por não fornecerem as melhorias esperadas.
Na Bahia, as rodovias BR-324 e 116 não serão mais administradas pela concessionária ViaBahia, após intervenção do governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Informações Metro1