
Durante entrevista especial concedida ao programa Bom Dia Feira, da Rádio Princesa FM, com transmissão simultânea pela Rádio Andaiá, de Santo Antônio de Jesus, o senador Ângelo Coronel trouxe novos elementos ao cenário político baiano para as eleições de 2026. Entre os destaques, Coronel elogiou o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), e afirmou que a eventual presença do gestor feirense como vice-governador fortaleceria uma chapa majoritária da oposição no estado.
Na conversa, o senador confirmou sua saída do PSD após divergências internas relacionadas à sua pré-candidatura à reeleição ao Senado. Segundo Coronel, havia um acordo dentro do partido para manutenção da aliança com o governo estadual, mas com a garantia de sua candidatura, o que acabou não sendo cumprido. Diante disso, ele afirmou ter buscado novos caminhos políticos para preservar sua autonomia.
Ao comentar sobre articulações em andamento, Ângelo Coronel destacou a importância de José Ronaldo no xadrez político baiano.
“Zé Ronaldo é a maior liderança da região de Feira de Santana. É um grande quadro, uma pessoa séria e experiente. Se ele vier a fazer parte da chapa majoritária, especialmente como vice-governador, a chapa só tem a ganhar, e a Bahia também”, afirmou o senador.
Coronel ressaltou ainda que mantém diálogo frequente com o prefeito de Feira e que, após definir sua nova legenda, pretende intensificar as conversas para buscar uma construção conjunta. Segundo ele, apesar de José Ronaldo ainda não ter se manifestado publicamente sobre 2026, o silêncio faz parte de uma postura estratégica.
“Ele é muito inteligente, está observando os fatos. Se for convocado para uma missão na qual ele acredite, não tenho dúvidas de que pode aceitar”, avaliou.
Na entrevista, o senador também confirmou que as tratativas com o grupo liderado por ACM Neto devem avançar nos próximos dias, embora ainda não haja definição oficial de partido. Ele citou o União Brasil como uma das possibilidades, mas frisou que outras siglas de centro-direita também fizeram convites.
Sobre o desenho político que circula nos bastidores, Ângelo Coronel admitiu que existe a especulação de uma chapa com ACM Neto ao governo, José Ronaldo como vice e duas vagas ao Senado, mas ponderou que nenhuma decisão está fechada. “Só considero algo definido quando houver anúncio público. Até lá, tudo está sendo discutido com cautela”, destacou.
A entrevista reforça o protagonismo de José Ronaldo nas articulações para 2026 e coloca Feira de Santana novamente no centro das decisões políticas da Bahia, enquanto o cenário eleitoral segue em plena movimentação nos bastidores.
Confira a entrevista





