SMU-0064-25-_A_BANNER-DISPLAY_728×90PX_APOIO
PMFS-728x90-29.04
BANNER_ANIMADO_CombateDengue_728x90-30.05-A-08.05
PMFS-728x90-30.04-1

Tradicional bloco Zero Hora dá largada à Micareta com a presença do governador

Feijao-AlmeidaGOVBA-2_0.jpeg

Um dia antes da abertura oficial da Micareta de Feira de Santana, no Portal do Sertão, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, na noite desta quarta (30), a saída do bloco Zero Hora, no Centro Cultural Amélio Amorim, ao lado de profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura feirense.

“Esse é um bloco histórico de jornalistas, da comunicação. Então é muito importante estar aqui prestando uma homenagem a esses profissionais que vão se divertir hoje e vão pegar pesado nos próximos quatro dias. Desejo uma ótima cobertura e de muita paz”, declarou o governador.

O bloco, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), desfilou ao som do minitrio Rixô Elétrico, pelo circuito Maneca Ferreira, com encerramento na esquina da agência dos Correios, onde se encontram as avenidas João Durval e Presidente Dutra.

O jornalista Fabrício Almeida, 49, pertence à nova geração do Bloco Zero Hora, mas há pelo menos 20 anos prestigia a festa. “Foi um bloco que deu certo, que valoriza a cultura da cidade. Atrai muita gente. É o momento de conhecer e encontrar aquele que você acompanha no rádio, na TV, e de confraternização dos profissionais também”, disse.

Para o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, o bloco é o abre-alas da celebração dos 88 anos de tradição da Micareta de Feira de Santana. “É o momento em que os profissionais da imprensa se reúnem para mostrar todo o o potencial da festa, com leveza, entretenimento, mas também com desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. O Governo do Estado firma a sua participação na micareta apoiando o bloco, com o Ouro Negro e os blocos afro, a diversidade de atrações, entendendo a cultura cada vez mais como um vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia”, pontuou.

A gestão estadual ainda garantiu para a Micareta de Feira de Santana, uma rica programação cultural. Entre as ações, estão o financiamento do desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, a criação de um palco especial para apresentações de artistas locais, o apoio ao tradicional bloco Zero Hora, ao bloco da Polícia Militar com show da banda Parangolé e ao Bloco dos Trabalhadores. Além disso, atrações locais animarão o Palco Bel da Bonita (pranchão), reforçando a diversidade artística.

Sobre o bloco

O Zero Hora foi criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, amigo de muitos jornalistas. Uma carroça puxada por um jegue serviu de “trio elétrico” e foi animada por ninguém menos que a banda Chiclete com Banana, que estava começando a carreira.

O objetivo era permitir que os jornalistas, que trabalham muito durante a folia, brincassem um pouco antes da maratona de trabalho que enfrentam nos dias de festa. Com a inauguração da TV Subaé, um grupo de jornalistas, formado por Edson Borges, Neire Matos, Reginaldo Pereira e Soraya Mesquita, recriou o bloco dentro dos mesmos moldes. Saindo na quarta, zero hora, com jornalistas e seus convidados.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SMU-0064-25-_A_BANNER-DISPLAY_728×90PX_APOIO
PMFS-728x90-29.04
BANNER_ANIMADO_CombateDengue_728x90-30.05-A-08.05
PMFS-728x90-30.04-1