Um possível surto do vírus Marburg na Tanzânia ligou o alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde). O vírus, que é da família do ebola e tem letalidade de 90%, já causou cerca de 8 mortes na região de Kagera.
A entidade disse no último sábado (11), que há 9 casos suspeitos notificados, incluindo os 8 óbitos, nos distritos de Biharamulo e Muleba. A informação é do jornal O GLOBO.
“Amostras de dois pacientes foram coletadas e testadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública. Os resultados estão aguardando confirmação oficial. Há relatos de que os contatos, incluindo profissionais de saúde, foram identificados e estão sendo acompanhados em ambos os distritos”, diz a OMS.
Segundo a entidade, os pacientes apresentaram sintomas como dor de cabeça, febre alta, dor nas costas, diarreia, hematêmese (vômito com sangue), mal-estar (fraqueza no corpo) e, em um nível mais avançado da doença, hemorragia externa (sangramento de orifícios).
A OMS classificou o risco de Marburg na Tanzânia como “alto”, por conta de fatores como a alta letalidade e a origem desconhecida do surto. Ainda conforme a reportagem, os profissionais de saúde estão incluídos entre os casos suspeitos.
Apesar da preocupação, o risco global, segundo a OMS, permanece “baixo” e que até então não existem registros de disseminação para outros países, mesmo que exista preocupação quanto aos possíveis riscos.
Informações Bahia.ba