5º Mutirão de Ginecologia promove mais de 700 atendimentos neste sábado

Captura-de-tela-2024-09-14-160044

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Pefeitura, promoveu 733 consultas e exames neste sábado (14). Os atendimentos ocorreram durante o 5º Mutirão de Ginecologia, realizado simultâneamente no Ambulatório de Especialidades do Hospital da Mulher, no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e no Centro Municipal de Preveção ao Câncer (CMPC).

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou que a iniciativa promove o fortalecimento da rede de saúde da mulher do município e atende a demanda reprimida.

“Realizamos um levantamento das principais necessidades em saúde da mulher, como planejamento familiar e consultas com cirurgiões para procedimentos ginecológicos. Com base nisso, definimos os serviços a serem oferecidos. Para evitar filas e garantir um atendimento eficiente, o agendamento prévio é fundamental”, explicou Gilberte Lucas.

Para ampliar a capacidade de atendimento, a unidade hospitalar contou com oito médicos especialistas. Segundo a diretora-presidente, as pacientes saíram com a garantia do agendamento dos exames solicitados.

“Os profissionais têm uma capacidade técnica definida; por exemplo, um ginecologista não pode atender mais de 25 pessoas em um dia. Reforçamos a equipe para atender de forma ágil todas as pacientes agendadas. Após a consulta, o médico solicita diversos exames e nossa estrutura faz o encaminhamento necessário. Ao longo da semana, uma equipe do hospital entra em contato com a paciente para agendar os exames e o retorno”, afirmou Gilberte Lucas.

Para agilizar a realização dos exames, o CMPC e o CMDI, ambos mantidos pela Fundação Hospitalar, abriram excepcionalmente neste sábado. Foram oferecidos exames de mamografia, raio-X, eletrocardiograma, ultrassom e preventivo. Ao todo, dos 733 atendimentos, 550 foram somente nestas unidades.

“Temos como meta realizar pelo menos dois mutirões por mês, um de ginecologia e um de pediatria. No próximo dia 28, teremos o mutirão de pediatria, que vai oferecer mais de 300 atendimentos aos pequenos”, anunciou Gilberte Lucas.

Foto: Izinaldo Barreto/ Secom
Bárbara Barreto