Feira de Santana se prepara para a Micareta 2025, e, para garantir a segurança e organização do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) tornou obrigatória a Vistoria Veicular de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A inspeção começa no dia 7 de abril e será realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, das 08h às 12h, seguindo um calendário específico para cada categoria de veículo.
De acordo com a portaria Nº 08/2025, publicada nesta terça-feira (1º), a medida se aplica a todos os veículos que circularão no circuito da festa, incluindo trios elétricos, carros de apoio, transportes de alimentos, táxis, mototáxis, veículos de turismo e de publicidade. A vistoria será conduzida pela Coordenadoria de Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), e os veículos que não passarem pela inspeção não poderão acessar o evento.
Entre os dias 7 e 11, e 15 a 17 de abril a vistoria será destinada aos veículos de alimentação, cervejarias, veículos oficiais da Prefeitura, Estado e União, veículos da imprensa, Ministério Público, Samu, Coelba, Embasa, prestadores de serviço de telefonia, veículos que transportam gelo e água e demais veículos de serviço que realizarão atividade no circuito da Micareta.
Já nos dias 22 a 25, e 28 de abril a 1° maio, os atendimentos serão exclusivos aos trios elétricos, carros de apoio aos trios, carros de som, mini-trios, recreativos e similares. A Semob reforça que o não cumprimento da exigência impedirá o acesso ao evento.
O prefeito José Ronaldo destacou a importância da medida para evitar imprevistos e proporcionar um ambiente mais estruturado para foliões, artistas e trabalhadores do evento. “A fiscalização preventiva busca evitar problemas mecânicos, garantir a legalidade dos veículos e contribuir para a fluidez do trânsito no circuito da Micareta”.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Barradas Carneiro, destacou a importância da medida para a segurança da Micareta.
“Nosso objetivo é assegurar que todos os veículos que circularão na festa estejam em conformidade com as normas de segurança, reduzindo riscos de acidentes e garantindo uma experiência segura para foliões, trabalhadores e moradores. Pedimos a colaboração de todos os responsáveis para que realizem a vistoria dentro do prazo estabelecido, evitando transtornos na semana do evento”, explicou.