O eu e o mundo: Africania

Criada há quase 10 anos, a banda Africania se propõe a estudar as mais variadas possibilidades que a percussão oferece e o diálogo com outras tendências e estilos como o jazz, ritmos caribenhos e o psytrance, sem perder de vistas nossas raízes baianas e brasileiras. O grupo é liderado pelo experiente músico Bel da Bonita e atual formação foi consolidada em 2011. 

FICHA TÉCNICA
Reportagem e produção: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Alencar Cerqueira e Jorge Menezes
Edição: André Santana

Outros Olhares: Eletronicamentefeitoamão

O programa Outros Olhares da TV Olhos D'Água apresenta nesta edição, o clipe da música "Eletronicamentefeitoamão", de Paulo Costa e Nélio Rosa, dirigido pelo cineasta Ícaro de Oliveira, que conta detalhes desta produção, realizada entre o final de 2012 e começo de 2013. 

Ficha Técnica:
Imagens e áudio: Alencar Cerqueira e Eduardo Vasconcelos
Montagem: Volney Menezes
Produção: Tércia Costa
Still: Beto Souza
Videografismo: André Santana

Imaginário popular feirense

A 16ª Caminhada do Folclore de Feira de Santana tirou muita gente cedo da cama em pleno domingo. Não ficamos de fora, usufruímos do momento para nos aproximar dos feirenses e de tradições que ultrapassam o espaço da cidade. Registramos falas de gente com diferentes crenças e perfis. O vídeo contém spoilers do imaginário popular, tá esperando o quê pra conferir?

Ficha Técnica:
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Reportagem: Maurício Borges
Produção: Elsimar Pondé
Edição e videografismo: André Santana

Programa Dois Pontos com Emanoel Freitas

Advogado, ativista cultural, poeta, presidente da Academia Feirense de Letras, fundador do site Viva Feira. Esse é apenas um resumo da trajetória de Emanoel Freitas, o entrevistado deste mês no programa Dois Pontos da TV Olhos D'Água da Universidade Estadual de Feira de Santana.

FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Elsimar Pondé
Imagens: Alencar Cerqueira e Eduardo Vasconcelos
Still: Beto Souza
Montagem: Alencar Cerqueira
Videografismo: André Santana
Trilha sonora: Suffer - IFÁ Afrobeat

Sons e Harmonia – Filarmônica 30 de Junho

Fundada há 117 anos por iniciativa de jovens da sociedade serrinhense, a Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica 30 de junho é referência cultural na Bahia. Beneficia crianças, adolescentes e jovens com o aprendizado da música em cursos de iniciação musical em instrumentos de sopro, cordas, teclas e canto. Além da música a sociedade é ponto de leitura, configurando-se como ambiente cultural da cidade. Focada principalmente para crianças e adolescentes as atividades culturais permitem o sonho de um futuro promissor. Confira no vídeo.

FICHA TÉCNICA:
Repórter: Virgínia Araújo
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: Volney Menezes

Repórteres mirins se divertem na Semana da Criança da Uefs

As repórteres mirins Luna e Marina, estudantes do CEB Escola, entraram no mundo da alegria e das brincadeiras e mostram neste vídeo toda programação que rolou durante a Semana da Criança na Uefs. Vamos comer uma pipoquinha e assistir?

FICHA TÉCNICA
Repórteres mirins: Luna Enny e Marina Ellen 
Produção, direção e redação: Tércia Costa
Assistente de produção: Maurício Borges
Imagens: Alencar Cerqueira e André Santana
Edição: André Santana

Kbça: na rua e na galeria

Seja na rua ou na galeria, a arte de Kbça Grafitti envolve, surpreende, e arrebata. Para quem já acompanha (ou não) as cores e os traços deste artista pelas ruas de Feira de Santana, vale muito a pena conhecer a exposição que está aberta na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, até 19 de outubro. 
FICHA TÉCNICA
Direção: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Eduardo Vasconcelos 
Edição: Alencar Cerqueira

Programa Pílula do Som com Banda SAL

Nesta edição do Pílula do Som apresentamos a banda feirense SAL, cuja proposta é voltada para experimentação, a partir de referências do jazz, blues, rock, ritmos africanos e outras tendências. O grupo se destaca também pelo trabalho de arte integrada que leva aos shows. 

FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Elsimar Pondé
Imagens: Alencar Cerqueira e Jorge Menezes
Montagem: Alencar Cerqueira
Videografismo: André Santana

Muitas feiras numa só

Toda feira deve se caracterizar pela diversidade, pela multiplicidade de opções, pela variedade de oportunidades. E a Feira do Livro de Feira de Santana atende a este perfil, oferecendo espaço para autores estreantes ou veteranos e também para divulgação de produções literárias de denominações religiosas diferentes, entre outros trabalhos. São muitas feiras numa só.

FICHA TÉCNICA
Reportagem e produção: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Jorge Menezes 
Edição: Alencar Cerqueira
Videografismo: André Santana 

Feira do Livro presta homenagem a Jurivaldo Alves

Tradicionalmente a Feira do Livro presta homenagem a personalidades ligadas ao campo das artes e este ano, um dos nomes em destaque é o do cordelista e folheteiro Jurivaldo Alves. Homem simples, nascido em Baixa Grande, adotou Feira de Santana no começo dos anos 60 e se apaixonou pela literatura de cordel ainda aos 12 anos de idade. Ele participa da Feira desde a primeira edição. Jovens cordelistas falam sobre o exemplo de Jurivaldo e a dedicação dele a cultura popular. 

FICHA TÉCNICA
Repórter: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Jorge Menezes
Edição: Alencar Cerqueira

Mostraê - A cena atual do teatro feirense

Nesta edição, o Mostraê aborda a situação atual do teatro em Feira de Santana. Nas ruas, diversas pessoas comentam sobre o assunto. Querendo saber mais, levamos o tema até o diretor Geovane Mascarenhas e ele chama atenção para algumas curiosidades. Se você é feirense, vai se identificar com o vídeo. Confira!

FICHA TÉCNICA

REPÓRTER: Maurício Borges 
PRODUÇÃO: Maurício Borges 
CINEGRAFISTA: Alencar Cerqueira, Jorge Menezes e Volney Menezes
MONTAGEM: Alencar Cerqueira
VIDEOGRAFISMO: André Santana

Cineasta baiano retrata arte e cultura do sertão em documentário

Idealizado pelo mestre em cultura popular Asa Filho e pelo cineasta Ícaro de Oliveira, o documentário “Ópera Negra do Portal do Sertão” festeja a arte e a cultura típicas de Feira de Santana e região. Confira a nossa matéria!

FICHA TÉCNICA: 
Produção / Reportagem: Isaac Santos
Imagens: Jorge Menezes 
Edição: Volney Menezes

Outros Olhares: Reconvexo

O Outros Olhares está de volta a programação da TV Olhos D’Água. Com a proposta de valorizar produções locais, regionais ou nacionais que destaquem temáticas de interesse coletivo. 


A novidade é que a partir de agora, passamos a oferecer uma janela para que os realizadores expliquem o vídeo em exibição.

Abrimos a nova temporada do Outros Olhares com o filme “Reconvexo”, dirigido por Volney Menezes e Johny Guimarães. Produção de 2008, que trata da relação Cachoeira – São Félix, cidades irmãs localizadas no Recôncavo da Bahia. 


Ficha Técnica:
Imagens: Alencar Cerqueira
Montagem e videografismo: André Santana
Produção: Beto Souza e Tércia Costa
Áudio: Eduardo Vasconcelos

Página 32 de 37