A Arquidiocese de São Salvador da Bahia fez um alerta aos fiéis através de um comunicado, nesta quinta-feira (15), para que não repassem nenhum valor a golpista que estão usando um vídeo falso mostrando o cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, pedindo ajuda financeira para o tratamento de uma criança.
De acordo com a entidade, as imagens foram produzidas com o uso de inteligência artificial (IA). A Arquidiocese ainda repudiou o uso indevido da imagem do arcebispo e destacou que os fiéis não devem compartilhar o vídeo nem responder a esse tipo de apelo enganoso.
A instituição religiosa reforçou que todas as ações oficiais, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do site oficial e pelas redes sociais institucionais da Arquidiocese.
Confira o comunicado:
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia informa que está circulando, em redes sociais e aplicativos de mensagens, um vídeo falso no qual, supostamente, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, solicita ajuda financeira para o tratamento de uma criança.
Trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA). O vídeo em questão não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo.
A Arquidiocese repudia o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alerta os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso.
Reforçamos que todas as ações oficiais da Arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial (www.arquidiocesesalvador.org.br) e pelas redes sociais institucionais da Arquidiocese.
Pedimos a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para contato@arquidiocesesalvador.org.br
Agradecemos a atenção, colaboração e orações de todos.
Salvador, 15 de maio de 2025.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Salvador da Bahia