Na manhã desta sábado (24), a União Agro Bahia (Unagro) promoveu um ciclo de palestras, reunindo especialistas do agronegócio, entusiastas, produtores rurais e políticos no Cajueiro Convenções, em Feira de Santana. A iniciativa celebra o primeiro ano de atuação da instituição que busca fortalecer a comunidade do agro no interior da Bahia.
‘Um ano de comemoração, mas também de muito a se fazer. Muitas conquistas de fato tivemos, foi muito trabalho, muita luta, mas nós, acima de tudo, hoje nós escolhemos o benefício da união do produtor, a união do produtor rural aqui no estado da Bahia, que é o mais importante para nós no momento. O produtor rural estava desacreditado do setor e desacreditado de associações, instituições que o representasse. Então a Unagro veio justamente para poder suprir essa carência, ela congrega o produtor, ela abraça o produtor. Nós temos diversas entidades de classe que nos circundam, que nos apoiam. Então, hoje nós estamos devolvendo ao produtor rural um protagonismo, a segurança para voltar a empreender, para voltar a investir, para voltar a produzir aqui no município de Feira de Santana, no estado da Bahia’, pontua o presidente da organização, Luiz Bahia Neto.
Estiveram presentes: João Martins da Silva, presidente Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), a advogada e produtora rural Gracinha Caiado; Humberto Miranda, presidente da FAEB; o deputado estadual Sandro Regis, integrante da Comissão da Agricultura da Bahia; o secretário de Agricultura da Prefeitura de Feira de Santana, Alexandre Monteiro; e Luiz Bahia Neto, presidente da Unagro. Além do ex-ministro e presidente do PL Bahia, João Roma, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fundador da União Democrática Ruralista (UDR).
‘Comemoramos um ano da Fundação da Unagro, mas também do fortalecimento do nosso agronegócio local. Eu acho que é importante a gente trazer pessoas a nivel nacional, a nivel estadual, para discutirmos as ações necessárias para o fortalecimento do agronegócio local. Feira de Santana é grande pela sua pujança comercial, industrial, mas é grande também pela sua raiz no agronegócio. Feira de Santana surge lá atrás, no século passado com a fundação, com a criação de uma Feira do Gado. Essa Feira do Gado se transformou, transformou, criou uma vila. Essa vila se transformou numa grande cidade. A gente não pode esquecer o passado. Sem olhar no passado, nós não teremos futuro. E esse momento é importante’, analisa o secretário municipal Alexandre Monteiro.
Com informações do repórter Joaquim Neto