
Os filhos de ambulantes que estão sob os cuidados do Salvador Acolhe participaram, na manhã deste domingo (15), de um bailinho carnavalesco na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que, desde a última quinta-feira (12), atende crianças e jovens em cinco unidades de ensino adaptadas para recebê-los durante o período da festa.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, conta que é importante a ludicidade para a criançada assistida durante o período do acolhimento. “Elas têm bastante dificuldade de compreensão desse afastamento, principalmente as menores. Então é um trabalho que a gente já faz para que elas se sintam integradas, participando, atuando de forma plena e se ajustando.”
A coordenadora de Infância e Adolescência da SPMJ e do Salvador Acolhe, Dinsjani Pereira, afirma que a festa também tem caráter social. “Nós já chegamos a quase 600 crianças acolhidas. Este ano tivemos um recorde no berçário de primeira infância, com mais de 300 crianças atendidas nessa faixa etária. Isso é um cuidado maior. Para a gente, é gratificante saber que essa turma não está no circuito, não está no trabalho infantil.”
A criança mais nova acolhida tem apenas dois meses de vida, e o adolescente mais velho tem 16 anos. Os cuidados aos atendidos abrangem ainda acompanhamento médico integral, atuação de Conselho Tutelar e de equipes de abordagem social.
A festa foi animada pela banda da Guarda Civil Municipal, comandada pelo GCM Leandro Magalhães, atração confirmada todos os anos no bailinho. “Para nós, é um prazer, uma satisfação. O Salvador Acolhe é um projeto que a GCM abraça com a SPMJ e nos sentimos honrados em levar alegria pra criançada. Tocaremos muitas marchinhas, resgatando antigos carnavais e com músicas atuais também, conhecidas das crianças, para elas dançarem e se divertirem com a gente.”
Balanço – Desde a quinta-feira (12), a SPMJ já contabiliza 576 crianças e adolescentes acolhidos, sendo 184 apenas na Escola Municipal Hildete Lomanto. Na Casa da Amizade, são 118 crianças atendidas, e na Escola Oswaldo Cruz, esse número chega a 126.
As outras duas unidades que dão suporte, a Santa Terezinha no Chame-Chame e o CMEI Pio Bittencourt contam com 70 e 78 crianças e adolescentes, respectivamente.





