A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), realizou, nesta segunda-feira (31 de março) e terça-feira (1º de abril), uma oficina especial de ovos de Páscoa. O curso foi ministrado pela confeiteira Rosane Laranjeira, nas dependências da cozinha da SEDESO, com o objetivo de ensinar as participantes a confeccionar ovos de chocolate e, assim, proporcionar uma fonte de renda.
A oficina contou com a participação de mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que já fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao final, todas as participantes receberam um certificado, assinado pela Secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, e pelo Diretor do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Cidadania, Roque Morais.
Durante a oficina, as participantes aprenderam técnicas de confecção de ovos de chocolate, com dicas e orientações de profissionais especializados. Além disso, o curso teve como foco valorizar a arte culinária e incentivar a produção artesanal, permitindo que cada participante levasse para casa, não apenas o aprendizado, mas também a satisfação de ter adquirido uma nova habilidade, que pode ser transformada em uma fonte de renda.
Foram distribuídos 20 kits contendo 2 barras de chocolate para confeiteiro, embalagem, suporte, formas para ovos de Páscoa, amendoim triturado, avental, touca, vasilha para derreter chocolate, pano de pia e papel alumínio.
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Estamos felizes porque a proposta da assistência é transformar. Se não conseguirmos transformar, não estaremos dando a assistência necessária. Para isso, precisamos capacitar, e este é apenas um dos primeiros cursos. Teremos outros, como corte e costura, pintura, entre outros. Sabemos das dificuldades para adquirir os insumos, por isso decidimos presenteá-las com os materiais necessários para dar o primeiro passo. Esta é uma ótima oportunidade para essas mulheres se tornarem grandes empreendedoras”, afirmou Sampaio.
O diretor do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Cidadania, Roque Morais, também destacou a importância da iniciativa: “É fundamental incentivarmos as pessoas a aprenderem a ter uma renda melhor e mais digna, contribuindo assim para o lar. Todos nós precisamos estar juntos, porque não existe poder público sem a participação de vocês. A intenção aqui é que vocês brilhem aqui e em qualquer outro lugar, pois a mulher, além de ser forte, é empoderada. Tenho certeza de que, em breve, muitas de vocês serão grandes empreendedoras”, afirmou Roque.
Ivonete Pereira, 55 anos, autônoma e dona de casa, frequentadora do CRAS Cidade Nova, compartilhou sua experiência. “Foi muito bom e instrutivo esse curso de ovos de Páscoa. Eu queria aprender há muito tempo, mas nunca tive oportunidade. Pretendo fazer outros cursos também. Estou sem palavras e extremamente feliz, não só pelo curso, mas também pelo kit que a secretária nos presenteou. Eu já estava pensando em como iria comprar os materiais para colocar em prática e vender os ovos. Só tenho a agradecer, não só à secretária Gerusa Sampaio, mas também ao prefeito José Ronaldo, que, desde que assumiu a gestão, está fazendo um excelente trabalho”, disse Ivonete.