Tecnologia e inovação vão fazer parte do Festival Virada Salvador, que teve detalhes anunciados pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), nesta quinta-feira, 26. Uma das novidades para o evento é o uso da inteligência artificial Megan, que calcula o fluxo de foliões presentes por cada área do evento e até por atração.
“Vamos poder mapear a quantidade de pessoas por setor e por banda no evento. [A IA] Identifica aquelas zonas mais quentes com os horários do pico, e o comportamento do público em diferentes áreas do evento. Então, a gente vai poder monitorar”, explicou o prefeito.
Ainda de acordo com Reis, a ferramenta ainda vai auxiliar em diversos serviços que serão oferecidos. “Seja a presença da guarda (GCM), seja comunicado para ter uma cobertura maior de serviços dos vendedores, dos ambulantes e de outros serviços”.
Reis também citou a possibilidade de acompanhar “essas zonas quentes”, para ser realizado um controle sobre a quantidade de pessoas que entram em cada setor. “Por exemplo, a equipe de limpeza e todos os demais serviços. Isso dá para acompanhar em tempo real. Bem-vindos todos nós ao mundo da tecnologia e da inovação”, completou.
Festival Carbono Zero
Bruno Reis ainda enalteceu o fato do Festival Virada ser, novamente, um evento preocupado com a sustentabilidade ambiental. “É mais um evento Carbono Zero, a emissão dos gases do efeito estufa será neutralizada. A gente faz um evento 100% sustentável”.
Segundo o prefeito de Salvador, o festival 300 catadores para recolher esses materiais recicláveis durante a festa. “[O material recolhido] Vai para a central de coleta que a gente monta. Ano passado foram 16.757 quilos de materiais reciclados. A gente espera superar a expectativa, que é muito grande, inclusive, de ser o maior festival da história”, finalizou.
Informações A Tarde