Em uma história digna de astro do rock, o busto de Jim Morrison foi finalmente encontrado após 37 anos, depois de ter sido roubado de seu túmulo no cemitério Père Lachaise, em Paris, na França, em 1988.
O símbolo icônico do vocalista do The Doors fora feito pelo artista croata Mladen Mikulin e coberto por escritos dos fãs. Pouco após sua inauguração, o monumento sumiu do local.
A novidade revelada pela polícia francesa aconteceu por acaso. Segundo o jornal francês Le Parisien, a descoberta foi uma grata surpresa durante uma busca realizada em um caso de fraude que não tinha ligação com a morte do roqueiro.
A operação foi conduzida pela Brigada Financeira e Anti-Corrupção da Diretoria de Polícia Judiciária da Prefeitura de Polícia, do Ministério Público de Paris, e celebrada pela polícia parisiense nas redes sociais.
Comemorado como uma ‘descoberta insólita’, a obra foi descrita pelas autoridades como um ‘símbolo emblemático dos fãs do cantor’. A obra de arte foi feita em lembrança do décimo ano da morte de Jim Morrison.
O norte-americano morreu em julho de 1971, em Paris, aos 27 anos. A versão oficial do falecimento do cantor indica que ele faleceu na banheira de seu apartamento, vítima de um ataque cardíaco.
Nos últimos anos, no entanto, o jornalista e escritor Sam Bernett levantou a possibilidade de que o roqueiro tenha sido vítima de overdose em uma boate da capital francesa. A especulação nunca foi confirmada.