Os oito prefeitos do PDT irão reunir ainda em abril com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para discutir a adesão à base aliada. O encontro deverá ter a presença do ministro da Previdência e presidente licenciado da Executiva nacional pedetista, Carlos Lupi, além do comandante da legenda na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior.
Segundo apurou o Bahia Notícias, esse foi o entendimento firmado entre o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), e o coordenador do Movimento Municipalista do PDT, Silva Neto, que é ex-prefeito de Araci e primeiro suplente do partido na Assembleia Legislativa. Os dois se reuniram esta semana, em Salvador.
Procurado pelo site, Silva Neto afirmou que o encontro só depende da agenda de Jerônimo e dos dirigentes pedetistas. “Será um momento em que os prefeitos irão discutir com o governador as questões dos seus municípios e também o apoio ao governo. Politicamente, já há um desejo desses gestores de compor com o PT no plano estadual. E Loyola deixou claro, na conversa comigo, que o interesse é recíproco”, declarou.
Na sexta (28), na posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, Adolpho Loyola disse à imprensa que tem conversado, inclusive, com a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, que seria a única pedetista hoje aliada do líder da oposição, ACM Neto (União). Ela é filha do vice-presidente do PDT na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo, que é próximo de Neto.
“Estamos tratando do apoio do PDT com o deputado Félix, que comanda o partido na Bahia. Os prefeitos do partido querem marchar com o governo. Vou atrás de Juliana também. Temos mantido uma conversa institucional com ela, trabalhando em intervenções importantes para a cidade. É uma prefeita que tem se destacado na gestão. Vamos procurá-la também”, declarou Loyola.
Durante o mesmo evento na UPB, os prefeitos de Euclides da Cunha, Heldinho Macedo, e de Araci, Keinha Jesus, que são do PDT, deram entrevistas à imprensa reafirmando o desejo de o partido integrar a base do governo.