Com um trabalho voltado a crianças e adolescentes de Feira de Santana, o projeto “Karatê nas Comunidades”, idealizado pelo Rafael Ribeiro de Santana, atua nos bairros Caseb e Conder, focando em oferecer ações esportivas na tentativa de evitar que menores ingressem na criminalidade.
Ao Bom Dia Feira, Rafael defende o projeto, afirmando que o esporte é a ferramenta ideal para colocar os jovens no caminho certo.
‘O projeto surgiu em um momento de dificuldade na minha vida. Eu caminhei por vários bairros aqui de Feira de Santana, caminhei pelo Aviário, é um bairro que eu tenho muito carinho, o Aviário, caminhei pelo Novo Horizonte, um bairro que está esquecido, totalmente esquecido, abandonado. E caminhando por esses bairros eu percebi que eu tenho um dom que Deus me deu, que é o karatê, e eu percebi que poderia fazer um trabalho que pudesse ajudar esses bairros também, não só os dois pilares, a hierarquia e disciplina, que servem do zero até o último dia da sua vida. O karatê não tem idade, não tem sexo, não tem etnia. O karatê é pra todos. Agora, o meu foco principal é tirar das ruas o jovem que tá perdido, retornar ele pra sociedade, agregar o meu conhecimento como professor, como ser humano, como pai de três filhos’, afirma.
Contando com ajuda da comunidade, o projeto atende aproximadamente 100 pessoas. Além das aulas da arte marcial, o trabalho inclui ações contra a fome e a pobreza. Uma das metas do professor é concluir a sede da academia que está em construção no Caseb e expandir o projeto para bairros como Novo Horizonte, Aviário, Rocinha e Parque Getúlio Vargas. Para isso, faz um apelo em busca de incentivo.
‘O projeto vai iniciar no ano que vem, mas já começou, na verdade, porque o povo está carente, o povo quer o karatê. Feira de Santana tem muito empresário e bem sucedido porque graças a Deus é uma cidade próspera. Então me ajudem, pelo amor de Deus, vereadores, deputados, governador, presidente da República, que seja, me ajude. Eu peço esse apelo para vocês, me ajudem. Para você falar comigo diretamente, tem um WhatsApp (75) 9 8329-6800 e temos também o Instagram do projeto que é @raffaelsantana_karate, você segue, curte, comenta e compartilha porque o compartilhamento ajuda na divulgação, que é a alma de qualquer negócio. Esse projeto é coisa boa, eu não quero dinheiro, só quero ajuda, cimento, qualquer coisa’, diz.
Rafael tem 12 anos de atuação no karatê. Sua carreira registra premiações que considera “marcantes”. Em Feira, foi campeão de karatê duas vezes, pelo Centro de Educação Básica da Uefs (Colégio CEB) e conquistou o primeiro lugar disputando pelos colégios Rotary e Odorico Tavares (Caseb).
Com informações do repórter Joaquim Neto