Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana e de cidades da região estão participando do Curso Introdutório para ocorrências pré-hospitalares. A capacitação acontece no auditório da Faculdade Estácio e segue até sexta-feira (28).
A coordenadora-geral do SAMU, Rita Lima, explica que o curso atende às diretrizes do Ministério da Saúde, conforme a legislação 2048/2002, que define normas e critérios para o funcionamento do serviço.
“Todos os profissionais – técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores, médicos e enfermeiros – precisam passar por essa imersão. Durante cinco dias, discutimos protocolos técnicos e práticas importantes para a atuação da equipe”, destaca Rita.
Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a iniciativa fortalece a integração entre Feira de Santana e a região metropolitana, consolidando o município como referência.
“Reforçar o SUS em nossa cidade passa também pelo fortalecimento do SAMU. Nosso objetivo é reestruturar e ampliar o serviço para acompanhar o crescimento de Feira”, afirma.
Ao todo, 55 profissionais de Riachão do Jacuípe, Irará, Santo Estêvão, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos e Santa Bárbara participam da capacitação.