O prefeito José Ronaldo de Carvalho conheceu, na manhã deste sábado (29), a criação intensiva de peixes em cativeiro da espécie tilápia, na região da Fazenda Amarela, às margens do Lago de Pedra do Cavalo, no distrito Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu.
Foi informado, entre outros detalhes, sobre o manejo dos peixes criados em gaiolas, pela piscicultora Tatiana Bastos, dona do criatório. “Ipuaçu tem um grande potencial neste setor”, afirmou o prefeito, que ficou entusiasmado com o negócio que pode gerar renda para muitas famílias.
Ficou sabendo detalhes como o ganho de peso dos peixes, que é de um quilo para a mesma quantidade de ração. O distrito, ao longo dos anos, vem trabalhando e aumentando a produção de peixes em cativeiro. A meta é tornar-se um grande produtor nacional de tilápia.
A expectativa é que o despesque chegue a três toneladas por gaiola, com meta de produção total de até 70 toneladas, explicou Tatiana Bastos, que classificou a atividade como desafiante. A meta é abastecer os mercados local e de outras regiões.
O município de Glória, localizado às margens da Barragem de Moxotó, é o maior produtor baiano de tilápia neste tipo de criação.
Estiveram acompanhando o prefeito o vereador Jurandy de Carvalho, que incentiva a criação de peixes em cativeiro no distrito, a secretária de Meio Ambiente, Jaciara da Costa, o secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, o secretário de Governo, Neto Bahia, e o superintendente da Soma, João Vianey.
Uma resposta
7p26mh