Adeus, verão! O outono começou oficialmente às 6h01 desta quinta-feira (20). Apesar do fim da estação mais quente do ano, as temperaturas devem continuar acima da média na Bahia, e a previsão climática indica condições desfavoráveis para as chuvas em boa parte do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O litoral terá aumento do volume de chuvas e temperaturas mais amenas.
O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, que só terá início em 20 de junho, às 23h42. Até lá, a previsão é de chuvas escassas no interior do Brasil, particularmente no semiárido do Nordeste. A região MATOPIBA, que engloba cidades da Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí, deverá ter chuvas abaixo da média.
O norte da Bahia, por outro lado, ainda deve registrar volumes importantes de chuva, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já Salvador deverá ter chuvas e temperaturas máximas acima da média. As precipitações serão mais intensas e rápidas na faixa litorânea do estado.
13 cidades baianas registram temperaturas acima de 35 ºC; veja quais são
6 cuidados ao praticar exercício físico no calor intenso
Cidade baiana registra 39.1 ºC e é a mais quente do Brasil pela segunda vez.
Até domingo (23), a capital baiana deve registrar máxima de 35 ºC, na sexta-feira (21). Enquanto isso, a mínima prevista é de 23 ºC. A previsão é de sol com poucas nuvens e chuvas passageiras.
O outono começa em 2025 com o Oceano Pacífico sob neutralidade (sem El Niño ou La Niña), depois de as condições de La Niña terem sido observadas entre dezembro e meados de fevereiro.
Informações Correio da Bahia