Santo Antônio de Jesus espera receber mais de 100 mil pessoas durante o São João

Leo Santana, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, Xand Avião, Calcinha Preta estão entre atrações. Leo Santana, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, Xand Avião, Calcinha Preta estão entre atrações.

Foto: Luciano Almeida/ SAJ

Um dos principais destinos turísticos juninos do Nordeste, Santo Antônio de Jesus está pronta para promover o principal São João do interior da Bahia. A maior cidade do Recôncavo baiano montou uma grande infraestrutura para receber mais de 100 mil pessoas por dia, a partir de quinta-feira (20) até segunda-feira (24), período em que se apresentam as grandes estrelas nacionais e as atrações locais, no Espaço do São João.

Com 40 horas total de show, a programação reúne dezenas de atrações, entre elas, Leo Santana, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, Xand Avião, Calcinha Preta, Danniel Vieira, Flávio José, Estakazero e Tarcísio do Acordeon.

Realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, o evento conta com a iniciativa de grandes empresas privadas, como a Coca-Cola, patrocinadora master, e da Salonline, Esporte da Sorte, Pringles, Petrobrás e Reconflex, entre outros. A festa também tem o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur.

A Prefeitura Municipal de SAJ não mediu esforços para manter o sucesso conquistado como um dos principais destinos juninos do Nordeste. O evento demanda grandes investimentos na infraestrutura e nas atrações musicais. Ao atrair milhares de turistas, o São João de SAJ impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 60 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.

Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 5.000 empregos diretos e 20.000,00 indiretos quando se acrescenta a economia informal. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas.

SELO DE TRANSPARÊNCIA

A seriedade na condução da construção do São João 2024, garantiu a cidade o Selo de Transparência, concedido pelo Ministério Público da Bahia, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios.

"Este é o nosso terceiro São João, e tenho certeza de que será o maior e o melhor de todos! Mesmo com o sucesso e todas as premiações das edições anteriores, nós levamos a sério todas as sugestões dos nossos forrozeiros e melhoramos em todos os aspectos. A estrutura será ainda melhor, os mecanismos de segurança ainda mais eficazes e o espaço, agora todo asfaltado, está ainda mais convidativo. Desejo um bom São João a todos os forrozeiros do Brasil que estão chegando em SAJ e um excelente trabalho para todos que prestam serviço e fazem da nossa cidade a Capital do São João", deseja Genival Deolino, prefeito de SAJ.

SHOWS & FESTAS

Com o tema Santo Antônio de Jesus – A Capital do São João na Bahia, a programação oficial do São João será aberta na quarta-feira (19/06), com a tradicional missa da paróquia de Santo Antônio, celebrada por Padre Nelson Franca, abençoando o evento, no Espaço do São João. A festa vai contar ainda com apresentações do cantor Willian Sanfona, com seu forró católico, a Orquestra Sanfônica do Recôncavo, Zé de Belém e Jânio Santana.

Durante quatro dias, as principais estrelas da música nordestina irão se revezar em dois modernos palcos. No Espaço do São João, os shows seguem a programação oficial: Xand Avião, Dorgival Dantas e Neném Coração de Vaqueiro (quinta-feira - 20/06); Calcinha Preta, Leo Santana e Danniel Vieira (sexta-feira – 21/06); Netinho, Tarcísio da Acordeon, Maiara e Maraisa e Kart Love (sábado – 22/06); Wesley Safadão, Flávio José e Jaldo Rodrigues (domingo - 23/06); Estakazero e Cavaleiros do Forró (24/06).

A programação se completa com apresentações de artistas locais: Jerônimo Medeiros, Os Cumpadi , Biel Oliveira, Toque Dez e Jow o Show (quinta – 20/06); Mara Ribeiro, Juliano SS, Lauana Prado, e Luziel (sexta-feira – 21/06); Banda Astral A3, Netinho, Carol Souza e Sam e Kawan (sábado – 22/06); Joyce França, Selo do Amor, Verena Santana, Lucas Queiroz e Tony Azevedo (domingo – 23/06); e Flor do Nordeste, Forró Menina Bonita, Lara Amélia e Alice Morais (segunda – 24/06) Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de muita festa.

Com uma programação de festas juninas, o forró vai tonar conta da cidade. O Forró dos Idosos (22/06), será animado por Da Lapa e Yasmin Santiago; o Forró das Crianças (23/06), terá música de Fabianna Sampaio e Maria Clara; e o Vila do Forró, das 14 às 04h, com uma variedade de atrações da Vila da Agricultura.

O Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia e o Palco Alternativo, com shows de Hematêmese, MC Cuca e Banda Intuição (22/06); Lord Skarf e Banda Conexão (23/06) e Clube Do Choro, Banda Cortando Chão e Val Maloca (24/06). Fora do circuito oficial acontece o Forró do Mercado Municipal, a partir das 10h30, com Forrozão do Gago (19/06), Forró Eu (20/06), Patrícia nas Raízes do Forró (21/06) e Forró Doce Paixão (22/06).

A programação junina será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 29 e 30 de junho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

"A cidade tem vivido um clima de festejos e comemorações ao longo de todo o mês, gerando emprego e renda para pequenos comerciantes e trabalhadores informais em diversos bairros. Temos acompanhado as manifestações culturais promovidas pelas associações, fazendo seu forró com o apoio da Prefeitura Municipal. Todos estão neste mesmo clima. O ponto alta é a grande festa de São João, que tem sido muito procurada e promete dar ainda mais visibilidade ao município de Santo Antônio de Jesus como um grande destino no calendário junino", comenta Silvia Brito, secretária de Cultura. Turismo e juventude.

INFRAESTRUTURA GERAL

Entre as novidades na infraestrutura, está a pavimentação com asfalto e escoamento da água de chuva, em toda a área do Espaço do São João. Com esta obra, o público poderá se divertir com mais conforto e segurança, sem buracos e desníveis, em todo o circuito. O novo formato moderno dos dois palcos, onde as apresentações serão revezadas, é uma outra novidade do evento. Os palcos ganham mais espaços e tetos retos, que permitem uma visibilidade total dos painéis de leed pelo público. Os dois espaços também vão receber um sistema de som e iluminação de última tecnologia.

Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. A decoração é uma atração à parte do São João, com as ruas e o Espaço do São João enfeitadas com coloridas bandeirolas, que consumiram 6.000 quilos de materiais. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.

Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.

A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

GASTRONOMIA & BALONISMO

Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Tia Carminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.

As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de 1 horas, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo.

DANÇAR, COMER E REZAR

No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações no município passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.

A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário junino com o Festival de Música Junina (14/05), aniversário dos 144 anos da cidade (29/05), Vila de Santo Antônio (01 a 13/06) e Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo (09/06).

SUFOTUR - SÃO JOÃO 2024

Compartilhe

Deixe seu comentário