Secretário Estadual de Meio Ambiente garante planos de ação para evitar desastres naturais na Bahia

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quinta (6), a viagem de número 200 do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a cidades da Bahia, e o município escolhido foi São Desidério, que fica a cerca de 870km de Salvador, na região Oeste do estado. 

Além da presença do governador, outras lideranças políticas estiveram presentes, como o secretário de meio ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, que aproveitou a data para a entrega de equipamentos que fazem parte do programa Bahia Sem Fogo e também falou ao Bahia Notícias sobre como funciona o planejamento de ações visando o combate de incêndios em todo o estado.

“O trabalho de combate a incêndios é feito em três etapas. A prevenção, o combate propriamente dito, e a mitigação. Então a gente fez o quê? A gente trabalhou ano passado, ainda nos moldes do Bahia Sem Fogo, lá em 2012, no combate, com a utilização de aeronaves, a gente teve um grande número de focos de incêndio, mas graças a Deus conseguimos dar cabo disso da melhor forma. Está aqui o Capitão Serrão, do Grupo de Bombeiros, isso nos ajudou bastante, foi fundamental a importância, a relação do grupo de trabalho do Bahia Sem Fogo, e dos bombeiros, da secretaria, das partes envolvidas. E a gente resolveu inovar esse ano. Antes, temos que entender que Bahia Sem Fogo não é só combate. Então a gente começou esse ano, a orientação do GT foi, vamos fazer uma caravana do Bahia Sem Fogo, mas para trabalhar a prevenção. Então são ações de educação ambiental nas escolas, são ações. De capacitação das brigadas voluntárias, envolvimento do Corpo de Bombeiro, não só no combate, mas no apoio aos municípios, suporte aos municípios do que é possível, que nossa meta esse ano é óbvio, é reduzir o que foi desmatamento por conta de incêndios florestais do ano passado e seguir um ciclo de descida de queimadas florestais do nosso estado”, contou o secretário. 

Eduardo Sodré também falou de outras propostas da pasta para municípios baianos, principalmente sobre ações que evitem desastres naturais como o que o Rio Grande do Sul vive atualmente, com os temporais e enchentes. Segundo ele, os eventos climáticos são mais difíceis de se prever, principalmente com dados meteorológicos que mudam de minuto a minuto, mas garantiu que a pasta tem estudado e criado planos de ação que estão sendo desenvolvidos com o envolvimento do governo federal e auxílio dos municípios. 

“O que aconteceu no Rio Grande do Sul é exatamente isso, a necessidade de envolver todos os três entes juntos, imbuídos no bem comum. Além disso, a gente está pensando aqui na secretaria de meio ambiente, junto a esse ato aqui, que não é um ato, são simplesmente, São Desidério por ser o município 200, mas tem um apelo ambiental pela criação da unidade de conservação. Nós trouxemos nosso evento para cá e vamos ter ações transversais, que vão desde a consulta pública do plano estadual de meio ambiente, que está prevista na Constituição de 89, mostrando a importância da participação e do controle social para ações voltadas para o meio ambiente”, concluiu. 

Informações Bahia Notícias

SUFOTUR - SÃO JOÃO 2024

Compartilhe

Deixe seu comentário