Cerimônia de acendimento da chama olímpica: assista ao vivo no olympics.com e saiba os detalhes

Hoje, a chama Olímpica é acesa em frente às ruínas do templo de Hera por uma atriz que representa a alta sacerdotisa, utilizando um recipiente parabólico

Foto: Getty Images

O acendimento da chama Olímpica é um momento simbólico que tem sido tradição dos Jogos Olímpicos desde 1936. A chama não apenas representa os valores positivos que o homem sempre associou ao simbolismo do fogo, como paz e amizade, mas também atua como um elo entre os Jogos antigos e modernos.

A chama que queimará ao longo dos Jogos Olímpicos Paris 2024 será acesa durante cerimônia na terça-feira, 16 de abril, em um ritual que remonta às tradições da Grécia Antiga.

O que é a cerimônia de acendimento da chama olímpica e onde ela acontece?

A tradição da chama vem das cerimônias dos Jogos Olímpicos da antiguidade, que ocorriam na cidade de Olímpia, na Grécia – mesmo local que receberá a Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica de Paris 2024.

Para os gregos, o fogo era um elemento sagrado, e chamas perpétuas eram mantidas acesas em frente aos principais templos. Durante os Jogos Olímpicos antigos, uma chama ficava acesa permanentemente no altar do santuário da deusa Hestia, e chamas adicionais iluminavam os templos de Zeus e Hera.

Hoje, a chama Olímpica é acesa em frente às ruínas do templo de Hera por uma atriz que representa a alta sacerdotisa, utilizando um recipiente parabólico (conhecido pelos antigos gregos como Skaphia) que reflete os raios solares para acender a chama.

O que acontece com a chama olímpica depois de acesa?

A chama Olímpica é colocada em uma urna e levada ao palco original dos Jogos Olímpicos por Hestiada (a sacerdotisa guardiã do fogo). Ali, é entregue junto com um ramo de oliveira, símbolo universal da paz, à primeira pessoa que vai carregar a tocha Olímpica.

O portador da tocha segue para o Coubertin Grove, memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. A chama carregada é usada para acender o altar principal, que fica lado do monumento onde o coração de Pierre de Coubertin, fundador do movimento Olímpico moderno, está enterrado.

A chama Olímpica é repassada para um segundo portador da tocha, que representa o país anfitrião dos Jogos Olímpicos 2024 – a França!

A partir dali se inicia o revezamento de 11 dias, durante o qual a chama Olímpica será transportada por toda a Grécia por mais de 550 pessoas, que terão a honra de carregar a tocha.

Quando é a cerimônia de entrega da chama olímpica?

A chama Olímpica chegará a Atenas na sexta-feira, 26 de abril, às 12:30, horário de Brasília, no Estádio Panatenaico. O evento marca a entrega oficial da chama ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Após essa cerimônia, a tocha passará a noite na Embaixada da França em Atenas antes de embarcar no Belém (o famoso navio de três mastros que foi lançado pela primeira vez em 1896) e, no dia seguinte, segue para Marselha, na França, onde chegará com honrarias no dia 8 de maio.

Onde posso assistir à cerimônia de acendimento da chama olímpica?

A Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica acontecerá em 16 de abril às 5:30 no horário de Brasília e 9:30 no horário de Lisboa, e você pode assistir a cada momento ao vivo no Olympics.com. A cobertura começa às 5:15 de Brasília e 9:15 de Lisboa.


SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário