Termômetros chegam a quase 37ºC em cidade conhecida como 'Suíça baiana' por causa do frio

Temperatura é a segunda mais alta para o mês de novembro dos últimos 48 anos no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste.

Foto: Divulgação

Conhecida como "Suíça baiana" por causa do frio, a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem registrado temperaturas bem diferentes das comuns no país europeu. No domingo (19), os termômetros do município chegaram perto dos 37ºC e a previsão para o restante da semana é de bastante calor. A média histórica para novembro é de 27ºC.

A temperatura registrada no domingo, que ficou em 36,5ºC, é a segunda mais alta para o mês de novembro dos últimos 48 anos na cidade. A última vez que os moradores de Vitória da Conquista passaram por um calor como este nesta época do ano foi em 1975.

No ano passado, as temperaturas de novembro não ultrapassaram os 30ºC no município. Em 2023, 16 dos 20 dias deste mês registraram temperaturas acima de 30ºC. Nesta segunda-feira, a variação térmica fica entre 31ºC e 19ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aumento de temperatura em Vitória da Conquista pode ser explicado pela onda de calor que atingiu diversas regiões do Brasil na última semana. Mais de 100 cidades baianas estavam com alerta para altas temperaturas e alguns municípios registraram sensação térmica de mais de 40ºC.

A região sudoeste da Bahia não está mais sendo atingida pelo fenômeno climático, porque, segundo os meteorologistas, para configurar onda de calor é preciso que a cidade registre 5ºC acima da temperatura média por dias seguidos.

A previsão para os próximos dias é que o calor continue em Vitória da Conquista. Na sexta-feira (24), a temperatura máxima da cidade poderá chegar a 39ºC.

Além do calor intenso, os conquistenses devem sofrer com a baixa umidade, que está por volta de 27%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.

Para se prevenir mal estar, o recomendado é beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas e ao ar livre e usar protetor solar, inclusive dentro de casa.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais alta da Bahia nas últimas 24h foi registrada na região sudoeste.

Em Brumado, a 139 km de Vitória da Conquista, os termômetros chegaram a 40,1ºC no domingo. A previsão para esta segunda-feira (20) é de 35ºC e a umidade mínima pode chegar a 30%. Assim como Vitória da Conquista, Brumado poderá registrar 39ºC a partir de quinta-feira (23).

Veja as outras cidades baianas que registraram altas temperaturas nas últimas 24h:

- Correntina, no oeste da Bahia - 39,3ºC

- Curaçá, no norte da Bahia - 39,1ºC

- Lençóis, naChapada Diamantina - 38,5ºC

Em todas as três cidades, a previsão do Inmet é que as temperaturas sigam acima de 30ºC ao longo da semana, com possibilidade de ultrapassar 36ºC a partir da quinta-feira.

Em Salvador, as temperaturas variam entre 30ºC e 24ºC nesta semana, e os termômetros não deverão mudar nos próximos dias. Apesar o céu nublado logo ao amanhecer, não há previsão de chuva.

Informações G1

SUFOTUR - SÃO JOÃO 2024

Compartilhe

Deixe seu comentário