Painel de Comunicação e Cultura acontece em Feira de Santana neste sábado

O evento tem acesso gratuito e é direcionado a trabalhadoras e trabalhadores da cultura.

Foto: Divulgação

Estratégias de Comunicação para Projetos Culturais é o tema central do I Painel de Comunicação e Cultura, que acontece em Feira de Santana neste sábado (18), das 16h às 18h, na cafeteria Miss Brown (rua Barão do Rio Branco, nº 290 - Serraria Brasil). O evento tem a realização da Casa das Águas Comunicação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que vai fornecer certificado de participação com 2 horas. Conta com o apoio cultural da Bartira Movie, da própria Miss Brown e da Comunidade Culturas.

Essa edição do Painel é voltada para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura de Feira de Santana e região, artistas, pessoas da produção e gestão de projetos, de empreendimentos culturais diversos e dirigentes públicos do segmento. É também para agentes da comunicação como profissionais do jornalismo, da publicidade, da produção de conteúdo social media, da assessoria de imprensa, da assessoria de comunicação e demais pessoas interessadas no assunto. 

As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo WhatsApp 75992641507. O acesso é gratuito, mas a produção do evento incentiva a colaboração voluntária, no formato “Pague Quanto Puder” através da chave pix celular 75992641507. 

A orientação do Painel será feita por um grupo de mulheres referência em seus fazeres, que atuam tanto em projetos culturais como em empresas e/ou projetos de comunicação como Lore Porto, mãe de 3, agente cultural há 24 anos e da comunicação desde 2005, pesquisadora e multiartista; Talita Medeiros, artista, publicitária e diretora de arte na Agência Morya e em Projetos próprios; Tamires Bartira, mãe, publicitária, social media, influenciadora digital e videomaker mobile; Brena Maynart, mãe e jornalista com experiências diversas como TV, rádio e jornal impresso; e Larissa Medrado, mãe de pet, publicitária, planner e social media. A mediação dessa conversa sobre Comunicação e Cultura será feita por Dandara Barreto, mãe e jornalista feirense de referência na cidade.

“Feira de Santana foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição do evento porque entendemos que a comunidade cultural daqui vive um processo importante de desenvolvimento e profissionalização da sua cadeia econômica, que eu espero ser contínua e reparadora de desigualdades, cada vez mais descentralizando e democratizando o acesso às políticas públicas culturais. Por isso que, essa troca de saberes é essencial”, explica Lore Porto, produtora e idealizadora dessa iniciativa.

De acordo com Talita Medeiros, designer gráfica do projeto, conhecer o Ecossistema da Comunicação e como ele funciona poderá levar trabalhadoras e trabalhadores da cultura a outro nível de qualidade e profissionalização dos seus fazeres. “Essa conversa no Painel vai ajudar muita gente a planejar e escrever estratégias de comunicação mais completas em seus projetos culturais, com equipes melhor estruturadas e compreendendo as diferenças entre uma assessoria de imprensa e uma assessoria de comunicação, por exemplo”, explica Talita. 

Saiba mais sobre as facilitadoras do Painel

Talita Medeiros é artista do teatro, publicitária, designer gráfica, diretora de arte na Agência Morya (Salvador) e em diversos projetos de Feira de Santana, criando trabalhos para o Social Media e com Identidade Visual. Iniciou na área da publicidade aos 16 anos, com manutenção de site e fotografia de produtos para loja virtual. Hoje, aos 24, já foi diretora criativa de diversas campanhas, reconhecidas por seus resultados. Assina a identidade visual e o design gráfico de lançamentos musicais e capas de singles como o lançamento de Arrebol, single da cantora Lore Porto; o EP O Abre Caminhos, da banda Fogo Pagô; o show Canto de Ossanha, da banda Baiana Bossa; e o single Desamor, de Ary Caminha. Foca em contar histórias e dar vida a projetos através do design, envolvendo tudo que é arte. Apaixonada por eventos, criou, em 2019, o Instagram Cultura FSA que visa divulgar atividades culturais feirenses. Fez mais de 10 oficinas de teatro e, hoje, atua como atriz no Coletivo Teatral Avante Borboletas, de Feira de Santana. 

Tamires Bartira é mãe, comunicóloga, especialista em branding e videomaker mobile, graduada pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. Desde 2015, atua como social media, gestora e criadora de conteúdo digital, inclusive do perfil @tamiresbartiras, que conta com quase 12 mil seguidores. Atuou como redatora social media e copywriter em duas grandes agências de publicidade e propaganda de Feira de Santana e como analista de marketing de um grupo empresarial da cidade. Também foi repórter para a TV Geral por dois anos da Micareta de Feira.

Lore Porto é mãe de 3, multiartista e pesquisadora em Comunicação e Cultura. Há 24 anos atua como produtora e gestora cultural. É também Assessora de Comunicação, com experiências nas áreas do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda e da Produção de Conteúdo Social Media. Licencianda em Música Popular Brasileira, colaboradora, Agente Multiplicadora em Elaboração de Projeto Cultural e Mobilização de Recursos no Projeto de Pesquisa "LabGestão: pensarsentirfazer contra-hegemônico" e conselheira discente na UFRB. Concluinte em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira e pós-graduanda em Produção Cultural, Artes e Entretenimento. É Fundadora da Casa das Águas Comunicação e Cultura e integrante do Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana. Co-fundadora da Comunidade Culturasss, coletivo de agentes que colaboram com a difusão e fortalecimento das culturas de cidades do ReconSertão da Bahia.

Larissa Medrado é metade baiana e metade pernambucana. Publicitária, com 11 anos de experiência no Marketing Digital. Muito atuante em eventos diversos e campanhas políticas pelo interior da Bahia, como planejadora e criadora de conteúdo para o digital. Pela Agência Morya, atuou como coordenadora Social Media de grandes marcas na capital baiana, como o Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Tem experiências como Coordenadora da Marketing na iniciativa privada de Feira e como Assessora de Comunicação de prefeituras pelo interior da Bahia. Recentemente, atuou na equipe do digital no Festival Liberatum Brasil, em Salvador. Hoje, é gerente de projetos em Salvador, pela Agência Pira e ajuda empreendedoras e empreendedores a crescerem seus negócios no meio digital.

Brena Maynart é mãe e Bacharelada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira. Possui experiências em comunicação digital e em diversos veículos de comunicação em Feira de Santana. Atuou como apresentadora e produtora de programas da Rádio Sociedade News FM como o Bom Dia Feira, o Linha Direta com o Povo, o Programa da Manhã e o Jornal da Hora. Gerenciou o site do Jornal Folha do Estado e foi assessora de comunicação no setor público. Foi repórter na TV Subaé, produtora e repórter na WebTV Universitária Olhos D’Água (UEFS) e atua como mestre de cerimônia em eventos da cidade.

Dandara Barreto é feirense, mãe e Bacharelada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira - DRT nº0005388/BA. É assessora de Comunicação e atua como coordenadora de jornalismo do Grupo Lomes de Comunicação, gerindo as 13 emissoras que compõe o grupo. É âncora do Jornal da manhã da Jovem Pan e do Programa Transnotícias, da Rádio Transbrasil Fm e redatora e editora chefe do Portal Rede Digital.


SUFOTUR - SÃO JOÃO 2024

Compartilhe

Deixe seu comentário