Máscaras deixam de ser obrigatórias para passageiros em aeronaves e nos aeroportos no Brasil

Diretores foram unânimes na decisão, que passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. Agência agora tem apenas recomendação de uso das máscaras em aviões e aeroportos; obrigatoriedade estava em vigor desde 2020.

Foto: Divulgação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou nesta quarta-feira (17) a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. A agência segue recomendando o uso nesses ambientes.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O uso de máscaras em aviões e aeroportos era exigido desde 2020. A retirada da obrigatoriedade passa a valer quando a resolução da Anvisa for publicada no Diário Oficial da União – o que pode ocorrer ainda nesta quarta, em edição extra, ou na quinta-feira (18).

A diretoria da agência – o relator, Alex Machado Campos, e os diretores Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres – foi unânime ao votar pela retirada da regra.

Em 2020, passageiro usa máscara e óculos protetores contra a Covid em aeroporto de Edimburgo, na Escócia. — Foto: Russell Cheyne/Reuters

Em 2020, passageiro usa máscara e óculos protetores contra a Covid em aeroporto de Edimburgo, na Escócia. — Foto: Russell Cheyne/Reuters

Segundo a agência, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. No entanto, reforça que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", diz o documento.

Em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo em aeronaves, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. Na época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado.

A Anvisa manteve as seguintes medidas:

Disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves

Procedimentos de limpeza e desinfecção

Sistemas de climatização

Desembarque por fileiras

Avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis

Atualmente, países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal não exigem o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.

Informações G1


Compartilhe

Deixe seu comentário