'Importante está sendo a postura do presidente', diz escritor Emílio Kerber sobre prisão de ministro

Em entrevista exclusiva ao Bom Dia Feira, o jornalista e escritor falou sobre o seu livro O Mito III – “Temos um presidente motoqueiro". E repercutiu a prisão do ex-ministro da educação Milton Ribeiro.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

De autoria do jornalista e escritor Emílio Kerber, o livro O Mito III – “Temos um presidente motoqueiro”. Retrata os principais acontecimentos do governo do presidente Jair Bolsonaro, entre agosto de 2021 a março de 2022. O terceiro livro da trilogia tem como pano de fundo a conclusão da CPI da Covid, o fim da pandemia, o surgimento das motociatas promovidas pelo presidente e as preparações para as eleições deste ano. 

Em entrevista ao Bom Dia Feira, o autor da obra destaca o crescimento das populares motociatas promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro, sobre o anúncio do general Braga Neto a vice-presidente nas eleições deste ano, e sobre a prisão do ex-ministro da educação Milton Ribeiro. 

“O presidente desde muito cedo sempre teve moto. Isso já faz parte da vida dele, essa questão das motociatas surgiu no dia das mães em 2021. Quando em uma live ele comunicou que iria fazer um passeio pelas ruas de Brasília, ele esperava reunir cera de mil pessoas e reuniu cinco mil pessoas. Algumas semanas depois decidiu fazer este mesmo evento no Rio de Janeiro, e lá já se reuniu quarenta mil motociclistas”, relatou o jornalista sobre o crescimento de números dos adeptos as motociatas. 

Destacando não se tratar de uma biografia e sim uma espécie de diário do governo do presidente, Emílio procura relatar em seus livros os fatos mais importantes vividos por Jair Bolsonaro. E conta que está escrevendo o seu quarto livro intitulado: O Mito IV – A reeleição que será lançando em janeiro de 2023. 

Ontem (26), foi anunciado que general Braga Neto concorrerá como vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro. Sobre o assunto Emílio, disse que já tinha essa informação e que escreveu sobre no seu livro, O Mito III. E que a especulação que Tereza Cristina, seria vice foi uma tentativa de aproximação do atual presidente ao eleitorado feminino. 

“É uma notícia que agora está sendo confirmada, mas já se sabia. Depois começaram a ventilar o nome da Teresa Cristina, para aproximar o Bolsonaro do eleitorado feminino. Mas isso não passou de especulações”, contou.

“A constituição de 88 é uma constituição que adota o regime presidencialista sob o plebiscito que foi em abril de 1988, porém ela é uma constituição focada no parlamentarismo. E na verdade não é nenhuma das duas. Temos a figura do presidente como chefe de estado e chefe de governo, mas depende de uma maioria no congresso para ter uma base de apoio sólida o que hoje o presidente consegue e com isso consegue com mais facilidade aprovar as PECS”, falou Emílio sobre a aproximação do presidente com o centrão, o que o favorece para aprovação de emenda à Constituição.

Perguntado sobre como a prisão e soltura do ex-ministro da educação Milton Ribeiro, tem reverberado em Brasília, o jornalista frisa: “O próprio presidente falou que acredita na inocência do ministro. Minha opinião é que nesses casos que envolvem investigação a gente precisa ir com pouco de calma nesse momento e esperar alguns registro mais fortes sobre os fatos. Quaisquer ministérios com muito dinheiro que é ocaso da educação e da saúde são muito cortejados e recebem diversas visitas. Segundo as investigações preliminares, os pastores batiam na porta pedindo favorecimento. Porém, ainda não há nada comprovado em relação ao ministro Milton Ribeiro. Então eu acho muito prematuro falar o que a gente acha sem ter nada de prova concreta, vamos aguardar. Estou curioso também. Se ele tiver que ser punido ele vai ser, mas o importante está sendo a postura do presidente Jair Bolsonaro. Que em qualquer indicio de corrupção ele já  afasta do ministério ao contrário de outro governo”. 

Assista a entrevista na íntegra:


PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário