Acesso aos sistemas do CNPq passa por mudanças

Medida entre em vigor a partir desta segunda e afeta acesso a três sistemas.

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decidiu alterar, a partir desta segunda-feira (16), a forma de acesso a três sistemas – Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) e Currículo Lattes. Segundo nota do CNPq, também será possível acessar a nova plataforma pela conta já criada no gov.br.

A plataforma reúne dados de cientistas, professores e pesquisadores de todo o país e é utilizada como documento para conseguir bolsas de pesquisa, vagas em universidades e concorrer em editais e concursos.

Esta semana o CNPq informou que as mudanças se restringiam a forma de acesso. Em nota, disse que os sistemas contarão com uma nova forma de fazer login, que será mais seguro. Além disso, a nova interface também se assemelha ao sistema do governo federal.

“Será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”, disse o comunicado da plataforma.

Vale lembrar que no ano passado o Lattes ficou fora do ar por quase duas semanas.

Vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o órgão está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Veja o passo a passo:

• Acesse o novo site do CNPq ;

• Informe seu CPF e a senha cadastrados no sistema antigo;

• Você será direcionado a uma nova janela de mudança de senha para criar um novo código;

• Confirme a senha e logo depois você será direcionado à página inicial do portal do CNPq.

Informações Bahia.Ba

Compartilhe

Deixe seu comentário