Secretaria inicia caravana para promover agricultura familiar na Bahia; ações começam nesta terça

O objetivo do projeto é fomentar políticas públicas e ações a fim de promover a agricultura familiar e a economia local.

Foto: Reprodução

A Secretaria de Desenvolvimento Rural lançará nesta terça-feira (17), no Hotel Ibis, em Feira de Santana, a Caravana Parceria Mais Fortes Juntos Para Alimentar a Bahia. O objetivo do projeto é fomentar políticas públicas e ações a fim de promover a agricultura familiar e a economia local. 

Em conversa com o Bom Dia Feira, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, contou sobre a importância deste serviço a população. 

“A caravana vem neste momento agora apresentar nos 27 territórios uma grande prestação de conta e fazer um realiamento das ações, os investimentos que aconteceu. Por exemplo, no território portal do sertão que envolve Feira de Santana, e os demais municípios aplicamos pouco mais R$ 40milhões em politicas públicas para a agricultura familiar. Vamos dialogar com os conselhos municipais, com as prefeituras municipais, com as entidades executoras de serviço de assistência técnica”, disse.

Sobre a programação, a caravana será lançada em Feira com uma coletiva de imprensa para divulgar a motivação e ações que serão realizadas. Já na terça, a caravana irá passar pelas cidades de Irecê e Teixeira de Freitas. 

Dando exemplo a produção de café na cidade do Barra do Choça e o leite em Várzea Nova, o secretario Jeandro salienta a importância da agricultura familiar para o estado. 

“A proposta da caravana é colocar isso em evidência, e chamar ainda mais os parceiros estratégicos. Quando lançamos os editais, a gente está oportunizando os agricultores e associações a escrever seu próprio projeto e sua própria historia”, declara. 

A estiagem é um dos pontos que o secretário afirma ter uma atenção especial. De acordo com ele, há uma preparação para enfrentar a época de seca. 

“É impossível enfrentar a seca, temos que conviver. A ideia e a proposta do governo do estado fizeram, foi um plano estadual de convivência para o semiárido. Diante disso esse mês de março o governador sancionou o decreto que regulamenta o plano de convivência para o semiárido”, falou. 

Assista a entrevista na íntegra:


Compartilhe

Deixe seu comentário