Preço das passagens aéreas avançam o dobro da inflação

Segundo levantamento realizado pela IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, na tradução para o português), o aumento chega a 11,6% em média.

Foto: Marcelo Camargo

Os preços dos combustíveis de aviação também vêm sofrendo com a alta no mundo inteiro, refletindo em um forte avanço nos valores das passagens aéreas. Segundo levantamento realizado pela IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, na tradução para o português), o aumento chega a 11,6% em média.

Na América Latina e Caribe a alta do querosene de aviação, usado em jatos e turboélices, foi de 14,6% entre a primeira semana de abril para maio. Nos EUA e Canadá esse avanço chegou em 9,6% na mesma ocasião.

O combustível é o maior gasto das empresas aéreas e com a alta, os preços das passagens acabam sendo pressionados para cima.

No Brasil, aumentou praticamente o dobro da inflação oficial, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta nas passagens é de 9,48%, enquanto o IPCA, acumula alta em 2022 de 4,29%.

Nos Estados Unidos, a alta chegou a 18,6% de março para abril, enquanto a inflação ficou em torno de 8%, segundo dados do Departamento do Trabalho.

Informações Bahia.Ba

Compartilhe

Deixe seu comentário