Covid-19: No Brasil, 72% aprovam vacina obrigatória e 69% defendem 'passaporte'

Levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS

O Brasil, tradicionalmente, é um país referência em adesão a campanhas de vacinação. Com a Covid-19, apesar das discussões e resistências iniciais, não tem sido diferente. Uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas revelou que 72,5% dos brasileiros são a favor da obrigatoriedade da imunização. Em relação à cobrança do “passaporte” da vacinação para acesso a locais fechados e eventos, a concordância com a medida chega a 69,8%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8). 

Estimulados a opinar sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a doença pandêmica, apenas 24,6% dos entrevistados declararam posicionamento contrário. Outros 2,9% não souberam opinar. 

Segundo ponto de grande discussão pública, e também avaliado pelo Paraná Pesquisas, a apresentação de comprovante da vacinação para acesso a locais fechados e eventos, medida que vem sendo adotada em diversos países e também no Brasil, conta com a discordância de 27,2% em um cenário estimulado. A parcela “Não sabe/não opinou” alcança a margem de 3%. 

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2262 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas, com habitantes com 16 anos ou mais em 26 estados e Distrito Federal e em 178 municípios brasileiros durante os dias 02 a 05 de outubro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. 

Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da região Sudeste, onde foram realizadas 971 entrevistas, 4,0% para o estrato da região Nordeste, onde foram realizadas 608 entrevistas, 5,5% para o estrato da região Norte e Centro-Oeste, onde foram realizadas 347 entrevistas e 5,5% para o estrato da região Sul, onde foram realizadas 336 entrevistas. 

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/21.


Informações Bahia Notícias

Compartilhe

Deixe seu comentário