Imposto de Renda 2021: Receita abre nesta quinta consultas ao 5º lote de restituição

Serão pagos R$ 562 milhões a 358.162 contribuintes em 30 de setembro.

Foto: Divulgação

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, as consultas ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020. Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 358.162 contribuintes receberão a restituição no quinto lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 562 milhões. Os recursos serão depositados em 30 de setembro.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas:

na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O lote do IR também incluirá contribuintes com prioridade legal:

idosos acima de 80 anos (4.955);

contribuintes entre 60 e 79 anos (47.465);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.927)

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (19.211)

Segundo a Receita Federal, estão no lote, ainda, 281.604 contribuintes não prioritários.

O órgão informou que o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Informações G1


Compartilhe

Deixe seu comentário