Bahia identifica 680 focos de queimadas; regiões oeste e da Chapada Diamantina são mais afetadas

Já no sudoeste do estado, mais se 50 hectares de Mata Atlântica do Parque Nacional de Boa Nova foram consumidos por um incêndio que acontece há nove dias.

Foto: Divulgação

Seiscentos e oitenta focos de calor foram identificados na Bahia, de acordo com dados do satélite de referência desta quarta-feira (22). As regiões oeste e da Chapada Diamantina são as mais afetadas.

Em Lençóis, na Chapada Diamantina, os brigadistas relataram as dificuldades para conseguir apagar as chamas. "Tem uns espinhos que seguram a gente, quando estamos com o motor, a gente cai no chão. É um perigo", relatou.

Segundo os brigadistas, o fogo foi apagado na noite de terça-feira (21), no entanto, novos focos surgiram nesta quarta-feira. Então foi feito o resfriamento da área atingida para evitar que as chamas se alastrassem.

Já no sudoeste da Bahia, mais se 50 hectares de Mata Atlântica do Parque Nacional de Boa Nova foram consumidos por um incêndio que acontece há nove dias.

O local é uma área de preservação ambiental com 27 mil hectares, que abrange os municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dário Meira.

Segundo a direção de Meio Ambiente do município, o fogo foi controlado, mas equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários seguem fazendo o rescaldo para evitar que novas chamas se espalhem pelo local.

Ainda nesta quarta-feira, mais duas aeronaves foram liberadas, através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para auxiliar no combate na região oeste. No entanto, oito do modelo Air Tractor e com capacidade de armazenamento de dois mil litros de água já auxiliam no combate (duas na Chapada e seis na região oeste), totalizando 10 aeronaves. Além disso, cerca de 100 bombeiros atuam, junto com brigadistas, nos municípios atingidos.

O Programa Bahia Sem Fogo tem intensificado as ações de monitoramento, combate e fiscalização aos incêndios florestais na Bahia desde junho, em parceria com secretarias, órgãos do Estado, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, lideranças locais, associações, brigadistas e Prevfogo.

Em qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. Já as denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário