Semana Nacional de Trânsito começa neste sábado

O período é definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a intensificação das orientações de educação, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas.

Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro, é o período definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a intensificação das orientações de educação, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas. 

Para este ano de 2021, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. elaborou uma campanha direcionada à responsabilidade de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros. O tema deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e conta com as participações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Grande parte dos acidentes registrados nos trechos por nós administrados estão diretamente ligados ao fator humano. Excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, desrespeito à sinalização, mudança de faixa e falta de atenção são apenas algumas das causas que poderiam ter sido evitadas, caso o responsável obedecesse as normas de trânsito. Trabalhamos e investimos em segurança viária e um dos caminhos é a educação, mostrando ao usuário que uma simples mudança de postura pode evitar um acidente”, explica o Superintendente de Operações da VIABAHIA, Carlos Napolitano.

Além de sensibilizar os usuários com mensagens educativas, a VIABAHIA possui uma parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade (NUBE), que fará a recepção de motoristas, especialmente caminhoneiros que trafegarem pela região de Jequié no dia 24/09, das 06h às 14h.

Nesta ação presencial, que obedecerá a todos os critérios sanitários de combate à Covid-19, os participantes receberão dicas de saúde e bem-estar, tais como nutrição, fisioterapia, enfermagem, farmácia, psicologia, educação física, medicina, saúde bucal, espiritualidade e assessoria jurídica, de forma gratuita.

Compartilhe

Deixe seu comentário