Primeira Delegacia Especial de Atendimento a Mulher Itinerante da Bahia é lançada pela polícia

Ônibus da Polícia Civil, com equipe especializada no atendimento de casos de violência contra mulher, visitará, inicialmente, quatro cidades do estado que não têm unidades até o começo de outubro.

Foto: Reprodução

A primeira Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) Itinerante da Bahia foi lançada nesta terça-feira (14). Um ônibus da Polícia Civil, com equipe especializada no atendimento de casos de violência contra mulher, visitará quatro cidades que não têm unidades, até o começo de outubro.

"Nós estamos implementando o programa da Delegacia de Atendimento a Mulher Itinerante. O que é isso? Consiste em um ônibus, dotado de toda a estrutura que a gente tem em uma delegacia de polícia, com uma equipe que já trabalha necessariamente com essa temática, que vai percorrer o interior do estado", disse a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

Atualmente, 507 mulheres são acompanhadas pela Ronda Maria da Penha após terem garantidas medidas protetivas contra os agressores na Justiça.

"Nós atuamos no monitoramento e fiscalizações das medidas protetivas que são deferidas pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar de Salvador encaminhadas para ronda para esses acompanhamentos", explicou a comandante da Ronda Maria da Penha, major Tereza Raquel.

Atualmente, a Bahia tem 15 delegacias especializadas em atendimento a mulher. Duas delas estão em Salvador e as outras estão localizadas em Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Camaçari, Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), entre janeiro e setembro deste ano, foram oferecidas 15.079 denúncias de violência contra a mulher.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), houve uma redução de 17% dos casos de feminicídios. No entanto, os números ainda são altos: foram registrados 63 casos de vítimas que morreram por serem mulheres entre janeiro e setembro deste ano. Em 2020, foram 74 no mesmo período.

Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário