Amazonas confirma dois casos da nova variante 'MU' da Covid-19, originária da Colômbia

Os pacientes são uma mulher, de 73 anos, e o neto dela, de 10 anos. A criança não teve sintomas. Já a idosa apresentou febre, tosse e falta de ar, mas passa bem. Além do Amazonas, o estado de Minas Gerais também já registrou casos da variante Mu.

Foto: Reprodução

O estado do Amazonas confirmou dois casos da variante Mu da Covid-19. A cepa foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “de interesse”. Ela foi identificada pela primeira vez na Colômbia.

A confirmação dos casos no Amazonas foi feita pela Fundação de Vigilância em Saúde do estado. Os casos são de moradores da região de Tabatinga, que faz fronteira com o país vizinho.

De acordo com a CNN, os pacientes são uma mulher, de 73 anos, e o neto dela, de 10 anos. A criança não teve sintomas. Já a idosa apresentou febre, tosse e falta de ar, mas passa bem.

A suspeita é de que as duas pessoas tenham sido infectadas pela nova variante após contato com familiares que moram na cidade de Leticia, na Colômbia, onde a variante Mu foi identificada pela primeira vez, em janeiro deste ano.

O governo do Amazonas informou que vem mantendo ações de monitoramento rigososo da Covid-19 na região conhecida como Alto Solimões, que faz fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

O governo do estado enviou para as cidades fronteiriças kits de diagnóstico contendo testes RT-PCR, testes antígenos, insumos e equipamentos de proteção individual, além de três mil doses da vacina da Janssen, de dose única, para imunização da população local.

Além do Amazonas, o estado de Minas Gerais também já registrou casos da variante Mu.

A OMS informou que os riscos impostos por variantes do SARS-CoV-2 vem sendo monitorados, levando em conta a evolução do vírus e mudanças epidemiológicas. 

Informações Bahia Notícias

Compartilhe

Deixe seu comentário