Atraso na entrega de remédios para tratar HIV e outras doenças causa desabastecimento na Bahia

De acordo com o órgão estadual, os medicamentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde de modo centralizado e distribuídos para estados e municípios.

Foto: Divulgação

O atraso na entrega de medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde, distribuídos para estados e municípios, causou desabastecimento na Bahia, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) divulgadas nesta terça-feira (24). [Confira lista de remédios no fim da matéria]

De acordo com a Sesab, os remédios são adquiridos de modo centralizado e cerca de 22 deles estão com estoque zerado ou inferior a 30 dias.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda posicionamento.

Conforme detalhou o órgão estadual da Saúde, o atraso prejudica o tratamentos de milhares de pacientes com doenças como câncer, HIV/Aids, diabetes, anemia falciforme, acromegalia, alzheimer, amiloidose, artrite reumatoide, espondilite, crohn, psoríase, epilepsia, escleroses, esfingolipidoses, esquizofrenia, fibrose cística, mucopolissacaridose do tipo II, parkinson e trombose venosa.

A Sesab ainda informou que a maioria dos medicamentos não possui substituto, nem solução de abastecimento imediata, caso o Ministério da Saúde não regularize o fornecimento.

Além disso, outros 14 medicamentos encontram-se com fornecimento irregular, com estoque inferior a 60 dias, segundo a Sesab. São fármacos para tratamento de artrite reumatoide, espondilite, crohn, psoríase, doença renal, esclerose múltipla, esquizofrenia, fibrose cística, mucopolissacaridose do tipo VI, psoríase.

De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique d’Utra, a irregularidade no abastecimento dos estoques de diversos medicamentos é frequente e tem sido notificada pela Sesab ao Ministério da Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo ele, o último comunicado foi em 16 de agosto.

Confira a lista de remédios:

Medicamentos com estoque zerado ou inferior a 30 dias

Abatacepte 125 mg/mL (SC);

Dasatinibe 100 mg;

Dasatinibe 20 mg;

Enoxaparina 40 mg/0,4 mL;

Fumarato de Dimetila 120 mg;

Golimumabe 50 mg;

Idursulfase 2 mg/mL;

Insulina Análoga de Ação Rápida 100 UI/mL;

Lanreotida 120 mg;

Levetiracetam 250 mg;

Levetiracetam 750 mg;

Metotrexato 2,5 mg;

Metotrexato 25 mg/mL;

Pramipexol 1 mg;

Rasagilina 1 mg;

Rivastigmina 3 mg;

Sildenafila 25 mg;

Sildenafila 50 mg;

Tafamidis 20 mg;

Taliglicerase 200 UI;

Tobramicina 300 mg;

Ziprasidona 80 mg.

Medicamentos com estoque entre 30 e 59 dias

Adalimumabe 40 mg seringa-preenchida;

Alfadornase 1 mg/mL;

Alfaepoetina 10.000 UI;

Certolizumabe 200 mg;

Fingolimode 0,5 mg;

Fumarato de Dimetila 240 mg;

Galsulfase 5mg/5ml;

Olanzapina 10 mg;

Olanzapina 5 mg;

Quetiapina 100 mg;

Quetiapina 25 mg;

Rituximabe 500 mg AR;

Ustequinumabe 45 mg/0,5mL;

Ziprasidona 40 mg.

Informações G1

SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário