Unidade de Saúde Campo Limpo I, V e VI passa a realizar o exame PCR

Realização do exame na UBS CSU e USF Corredor dos Araçás será desativada

Foto: Divulgação

A Unidade de Saúde da Família (USF) Campo Limpo I, V e VI agora vai integrar a relação de unidades que realizam o exame RT-PCR, que permite o diagnóstico da Covid-19, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. 

Pessoas com sintomas da doença podem ser atendidas no local de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30, por ordem de chegada ou agendamento – este último realizado pelas unidades de saúde. 

Outra importante mudança informada pela pasta, é a desativação do serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade de Saúde da Família Corredor dos Araçás. Vale destacar que a redução é de apenas um ponto de coleta, já que houve a transferência do serviço para a USF Campo Limpo.

Em busca de aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do serviço, recentemente a Secretaria de Saúde transferiu o serviço em drive thru para o terminal de BRT, na avenida Noide Cerqueira. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 11h30.

Além da USF Campo Limpo I, V e VI e Drive Thru BRT Noide Cerqueira, 7 policlínicas, 2 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha e Liberdade I, II e III também realizam o exame PCR – um total de 14 unidades em Feira de Santana.

O exame é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz ou garganta por swab – espécie de bastonete gigante. A coleta é feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação.

O PCR comprova a infecção nos dias iniciais. Os critérios para a notificação são determinados pelo Ministério da Saúde, através do relato de sintomas que o paciente apresenta. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros são prestadas nas unidades.

Compartilhe

Deixe seu comentário